Português (pt-PT)
botao_donativos facebook_32
Ínicio Classificação e Análise de Materiais


IRS 2013


exposicao

palavrasatos

historias_com_direitos

25 Maio Dia Internacional das cCrianças Desaparecidas

Classificação de Materiais

 

 
O sistema E.S.A.R consiste no tratamento documental de catalogação, indexação e análise de brinquedos e jogos, desenvolvido por Denise Garon, com a colaboração de Rolande Filion e Robert Chiasson.

 

Formação em Portugal - IAC:

Dra. Leonor Santos, Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta e Especialista na análise e classificação de material lúdico/Sistema ESAR por Denise Garon, Universidade Laval – Quebec.

ESAR anexomateriais– Como Norma de Classificação

Os objectos são, por definição, documentos e o seu tratamento documental, com fins de identificação, localização, acesso e uso faz todo o sentido. Por analogia ao que já acontece em todas as bibliotecas, podemos reflectir sobre a catalogação, classificação, indexação e sinalética dos objectos que constituem as ludotecas.

O sistema ESAR é um instrumento de classificação e de análise de material de jogo. Foi elaborado com a finalidade de responder às necessidades dos diversos intervenientes no domínio da educação: os profissionais responsáveis pela aquisição do material de jogo para crianças, ludotecários, ou responsáveis pelos serviços de empréstimo de jogos e brinquedos e, ainda, os pais.

Este modelo permite identificar o potencial do objecto lúdico tendo em conta a sua forma mais corrente de utilização: apoia-se num bom conhecimento do conjunto das principais características do desenvolvimento da criança.

O sistema ESAR inspira-se na psicologia e nas ciências documentais apoiando-se na teoria do desenvolvimento de Piaget e no esquema de classificação “A facettes”.
 

Leonor Santos