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Ínicio Documentação Apresentação


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25 Maio Dia Internacional das cCrianças Desaparecidas

Apresentação

O Serviço de Documentação do Instituto de Apoio à Criança evoluiu indiscutivelmente desde que foi criado em 1991. Mantém contudo a sua natureza e missão enquanto centro especializado em todos os assuntos relacionados com a Infância.

Era então constituído por um pequeno acervo em suporte papel e o tratamento bibliográfico da documentação era realizado através de um catálogo manual constituído pelas tradicionais fichas bibliográficas impressas. O acesso à documentação implicava a deslocação dos leitores às nossas instalações.

O acompanhamento das inovações tecnológicas levou à natural evolução deste Serviço quer ao nível da aquisição, quer do tratamento e difusão da informação: em 1994, com a obtenção do programa informático de tratamento bibliográfico Docbase, iniciou-se o processo de tratamento automatizado da documentação. A partir de 2002 iniciou-se a evolução de um centro de documentação tradicional para um serviço documental híbrido, i.e. com um acervo composto quer por documentos impressos quer digitais, directórios temáticos de sites, tratamento informático de toda a documentação e processos de atendimento ao público e difusão que permitem o acesso local e à distância por parte de uma comunidade cada vez mais alargada e exigente de leitores, através do envio de documentos via e-mail e site IAC.

 

Missão

O Serviço de Documentação do Centro de Estudos, Documentação e Informação sobre a Criança tem como missão viabilizar a difusão de informação em todas as áreas científicas relacionadas com a Infância. Visa dar apoio a todos os profissionais que trabalham com a Criança, sejam eles técnicos do Instituto de Apoio à Criança ou outros, investigadores e alunos dos diversos graus de ensino, especialmente do Ensino Superior.

 

Serviços

Neste sentido, oferece um conjunto de serviços para satisfazer as diferentes necessidades dos seus utilizadores:

Leitura de presença

Livre acesso à documentação

Serviço de referência

Serviço de atendimento por e-mail

Serviço de difusão da informação

Serviço de fotocópias

Serviço de digitalização

Publicação de periódico digital temático de periodicidade mensal, o InfoCEDI

Disponibilização do catálogo público através da Internet.