Português (pt-PT)
botao_donativos facebook_32
Ínicio Eventos


IRS 2013


exposicao

palavrasatos

historias_com_direitos

Eventos - Projecto Rua
“Emoções e Talentos – Um caminho para a autonomia” : 23ª Ação de Formação para Animadores, IAC – Projecto Rua

 

“Emoções e Talentos – Um caminho para a autonomia” é o título da 23ª Ação de Formação para Animadores, promovida pelo IAC – Projecto Rua, que decorrerá entre os dias 27 e 30 de Maio 2014, na Quinta das Águas Férreas em Caneças, Odivelas.

Esta ação de formação pretende contribuir para um enriquecimento do interventor social e para uma maior eficácia da sua intervenção.

Assume como ponto de partida as necessidades sentidas no terreno e os desafios que diariamente se colocam, pretendendo revelar ferramentas que promovam a autonomia das pessoas com quem trabalhamos, para que estas se assumam como as criadoras da sua própria vida e agentes do seu próprio destino.

 PROGRAMA PROVISÓRIO

 

 
Direitos da criança e prevenção do abuso sexual nas escolas de Massamá e Monte Abraão

apruadois

Direitos da criança e prevenção do abuso sexual nas escolas de Massamá e Monte Abraão

No passado dia 31 de janeiro, decorreu na Escola Básica n.º1 de Monte Abraão a primeira sessão sobre os direitos da criança e prevenção do abuso sexual de menores, promovida pelo setor do Projecto Rua do Instituto de Apoio à Criança (IAC)
De uma forma lúdica e divertida, entre jogos pedagógicos e pequenos vídeos alusivos ao tema, 25 crianças de uma turma do 4.º ano participaram ativamente numa sessão onde técnicos do IAC transmitiram quais são os direitos e os deveres da criança e abordaram o tema do abuso sexual.
Alertas como não aceitar presentes nem boleia de estranhos, contar a alguém quando se sente desconfortável no contacto físico com um adulto e não divulgar fotografias e dados pessoais nas redes sociais foram apenas alguns dos tópicos abordados nesta que foi a primeira sessão de um total de 6 sessões já agendadas para as restantes escolas básicas da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão.
Estiveram presentes nesta sessão o responsável pelo pelouro da Educação, João Vinha e Gabinete Técnico de Intervenção Comunitária da freguesia e o Núcleo Associativo de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Ruy Belo (NAPARB).

 
Evento de Solidariedade com a presença da Senhora Embaixadora da África do Sul

“No dia 18 de Julho, A CCILSA - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Sul Africana, com o apoio da Embaixada da África do Sul, vai organizar um evento de solidariedade no âmbito do Mandela Day, , das 11h00 às 12h00, no “Projecto de Rua”, em Chelas. Este evento, vai contar com a presença da Digníssima Senhora Embaixadora, Keitumetse Matthews. 

 O “Projecto de Rua” é uma iniciativa do IAC – Instituto de apoio à criança. O Projecto Trabalho de Rua com Crianças em Risco ou Situação de Marginalidade, foi criado em 1989 e, surgiu para intervir junto de crianças que vaguem e dormem na rua, nas grelhas do metropolitano, estando “a descoberto” de todos os serviços institucionalizados.

 A CCILSA com apoio de algumas entidades irá ofertar 2 computadores, 1 impressora e um lanche a 40 crianças que fazem parte deste projecto de Rua.”

Texto do site: http://www.ccilsa.org/index.php/exercicio/item/28-evento-de-solidariedade-com-a-presenca-da-senhora-embaixadora-da-africa-do-sul

poster mandela day

 
I Encontro "Crescer com Empatia"

A Dra Melanie Tavares, coordenadora da Mediação Escolar do Instituto de Apoio à Criança (IAC)  participará no I Encontro "Crescer com Empatia", numa mesa de debate intitulada "Empatia nas Escolas", a realizar no próximo dia 4 de junho, das 14.30h às 15.30h, no ISCTE-IUL.

Pretende-se discutir algumas questões relacionadas com o tema do Encontro, onde se procurará apresentar as abordagens que cada instituição dá ou as preocupações que tem, relativamente às questões da empatia, da agressão, do bullying e da promoção da prosocialidade.

PROGRAMA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Jovens que pisam o risco - Quando Eles são os agressores: 22ª Ação de Formação para Animadores promovida pelo IAC-Projecto Rua

“Jovens que Pisam o Risco – Quando Eles são os Agressores” é o título da 22ª Ação de Formação para Animadores, promovida pelo IAC – Projecto Rua, que decorrerá entre os dias 21 e 24 de Maio 2013, na Quinta das Águas Férreas em Caneças.

Partindo das necessidades sentidas no terreno, pretendemos reforçar os conhecimentos teórico-práticos e promover a reflexão sobre formas e estratégias de intervenção com jovens “que pisam o risco”.

Como Intervir? É a questão que se coloca a todos os profissionais que abraçam este desafio.

Tendo por base uma perspetiva de compreensão e contextualização do fenómeno, o desenvolvimento emocional e relacional do jovem, e a reflexão acerca do papel do técnico enquanto pessoa e profissional, no trabalho com adolescentes e jovens, esta ação de formação pretende contribuir para um enriquecimento do interventor social e para uma maior eficácia da intervenção com jovens.

POSTER

PROGRAMA

FICHA DE INSCRIÇÂO

 
Os Jovens e a Cidadania Europeia

A Rede Juvenil “Crescer Juntos”é constituída por crianças e jovens com idades compreendidas entre os 9 e os 21 anos de idade, acompanhados pelas instituições membro da Rede Construir Juntos.

À semelhança do ano anterior e como resultado da avaliação feita pelos jovens, a Rede Juvenil construiu o seu plano de ação focando-se no tema do Ano Europeu dos Cidadãos pois considerou que “a partir de um tema é mais fácil, não só refletir e pensar como também, construir e dar sugestões para o futuro”.

Pretende-se uma maior consciencialização dos jovens sobre os direitos e deveres do cidadão europeu e porque a cidadania implica uma participação ativa, informada e responsável, os desafios são imensos.

Passo a passo, ao longo do ano de 2013, vamos apoiar estes jovens num percurso que se iniciou em janeiro com sessões de trabalho sobre esta temática para a realização de uma atividade regional e para a elaboração de um trabalho sobre cidadania europeia que terá lugar num intercâmbio a nível nacional que decorrerá em Coimbra no mês de Junho e que posteriormente será apresentado no Seminário Anual da Rede Construir Juntos, em outubro do corrente ano.

As sessões de trabalho são momentos criativos de partilha e de reflexão, onde os jovens podem expressar livremente os seus pontos de vista e as suas perspetivas, aqui ficam algumas das suas visões/reflexões sobre o que é “Ser Cidadão”:

“ Ser cidadão é… ter igualdade de direitos, respeitar o próximo, ter liberdade de agir e de se exprimir sem prejudicar o próximo, atuar na sociedade civilizadamente, ajudar o próximo e contribuir para a evolução da sociedade.”

“ Ser cidadão é ter direitos e deveres, é ter respeito pelos outros e ser respeitado, é ter privacidade e ter direito de escolha. É ser sociável e ter igualdade perante os outros, é cumprir regras e ter liberdade com limites. Para se ser cidadão tem que existir entreajuda.”

“Ser cidadão é estar numa sociedade onde existem regras. Todo o cidadão tem o dever de cumprir essas regras mas também tem direitos e tem o dever de verificar se está a usufruir desses direitos…”

 
Atividades de Natal no CDIJ- Centro do IAC

No dia 19 de dezembro, realiza-se um almoço de Natal no Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil - Centro e que tem a particularidade de ser organizado e confecionado pelos jovens que são acompanhados pela equipa de técnicos do CDIJ-Centro. Este almoço prtende não só promover o convívio entre os jovens, aprofundando o conhecimento do grupo e o sentido de coesão, mas servirá , igualmente, para levar a uma reflexão sobre os valores que esta época natalícia implicam e a forma como estes jovens vão passar o Natal nas suas famílias.

Esta atividade pretende, ainda, reforçar as atividades de continuidade a desenvolver no mês de janeiro no âmbito do programa "Treino de Competências".

 
Conferência final do projeto ESCAPE "European Street Children Anti-Violence Programme and Exchange"

A European Federation for Street Children, em colaboração com  o Instituto de Apoio à Criança e outros parceiros europeus organizou a conferência final do projeto ESCAPE (“European Street Children Anti-Violence Programme and Exchange - JLS/2009-2010/DAP3/AG/1190 2011-12), no âmbito do Programa Daphne III,  no passado dia 11 de dezembro de 2012, em Bruxelas, no European Economic and Social Committee.

O objetivo do projeto ESCAPE é promover o intercâmbio transnacional de conhecimento acerca de metodologias de prevenção da violência contra crianças migrantes/pertencentes a minorias étnicas. Para tal, o projeto identificou e analisou boas práticas ao nível desta problemática nos 6 diferentes contextos europeus envolvidos (Bulgária, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Eslováquia). Com base nos resultados obtidos, bem como na cooperação entre as ONG’s que intervêm em prol da proteção das crianças a nível europeu, este grupo de parceiros desenvolveu um Programa transnacional e transferível de Prevenção da Violência.

Este Programa contém ainda um Guia de Formação para Profissionais, para ser utilizado por trabalhadores sociais que intervêm com o grupo-alvo acima mencionado, o qual contém uma seleção de competências pessoais e sociais, assim como métodos de aprendizagem experiencial para a prevenção da violência entre pares e de comportamentos de risco que conduzem a estilos de vida perigosos.

Na conferência foi apresentado o produto deste projeto, com especial ênfase no Guia de Formação para Profissionais e nos resultados promissores obtidos nos contextos onde o Programa foi aplicado e testado. Este Guia estará disponível nos sites da Federação e do Instituto de Apoio à Criança.

Nesta conferência participaram representantes das Instituições Europeias (Comissão, Parlamento Europeu e EESC), ONG’s que atuam na área dos direitos da criança, autoridades regionais e locais, representantes permanentes dos Estados – Membros junto da União Europeia, nomeadamente a Dra. Ana Ferreira Reis, representante portuguesa para os Assuntos Sociais e Emprego, assim como peritos e os parceiros do projeto ESCAPE.

Em representação do IAC estiveram presentes, na qualidade de técnicos do Projeto e oradoras na Conferência, a Dra. Paula Paço, a Dra. Maria João Carmona e a Dra. Matilde Sirgado.

Download do Guia de Formação de Profissionais

Guia de Formação de Profissionais (8.8MBytes - formato PDF comprimido com zip)

 guiaformacaopraticoescape

 

 

 
Atividades de Verão dinamizadas pelo IAC - Projecto Rua

As 3 equipas do IAC - Projecto Rua, nomeadamente o Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil – Zona Centro e Zona Oriental e Centro Móvel de Apoio Comunitário, vão realizar atividades no período do verão (Julho/Agosto/Setembro) com as crianças, jovens e famílias que têm vindo a ser acompanhadas pelas equipas do IAC -  Projecto Rua, atividades essas que incluem passeios a outras cidades, caminhadas, arborismo, canoagem, jardinagem, ateliers, idas à piscina e à praia e uma festa comunitária.

O objetivo é proporcionar vivências e experiências diferentes, assim como também promover o intercâmbio entre crianças, jovens e famílias de comunidades diferentes.

Consulte o nosso plano de atividade detalhado AQUI.

 imagescaugws78

 
Projeto ESCAPE em Lisboa

Nos dias 2 e 3 de julho, o IAC-Projecto Rua recebe em Lisboa o grupo de parceiros envolvidos no desenvolvimento do projeto europeu ESCAPE para a terceira reunião transnacional.

A reunião terá como objetivo a validação do Programa de Treino de Competências que está, simultaneamente, a ser aplicado a jovens em situação de risco, nos cinco países envolvidos.

 
Adventureshte: Uma tarde com adrenalina e Aventura aos Pedaços

Um grupo de jovens estudantes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, em conjunto com a empresa Pedaços de Aventura, vai desenvolver um projeto de solidariedade com as crianças e jovens acompanhados pelo IAC-Projecto Rua, no Parque Palmela, em Cascais, no dia 20 de junho, durante a tarde.

Este projeto pretende incentivar as crianças e jovens para a prática do desporto, favorecendo a aquisição de aprendizagens básicas nos desportos radicais, assim como criar um momento lúdico a partir de jogos/atividades lúdicas que permitirão desenvolver o espírito de competição, incentivar a entreajuda, envolver as crianças e os jovens com o meio-ambiente, entre outras atividades.

 
Receção a uma delegação de técnicos da Sérvia

Na semana de 21 a 25 de maio, o Projecto Rua vai receber uma delegação de técnicos da Sérvia, com o propósito de conhecer a nossa intervenção e a forma como temos vindo a lidar com o problema das crianças em Contexto de Rua, para que salvaguardando as devidas diferenças, possam inspirar-se e criar respostas que possam ser aplicadas localmente.

 
Comissário do Conselho da Europa para os Direitos Humanos visita IAC-Projecto Rua

O IAC- Projecto Rua irá receber, no dia 8 de maio, o Comissário do Conselho da Europa para os Direitos Humanos, Sr. Nils Muiznieks, assim como a sua comitiva, nos Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ)-Oriental e Centro, para conhecer in loco a metodologia de intervenção desenvolvida pela equipa com jovens em situação de vulnerabilidade social.

Esta ação decorre da visita que o Sr Comissário fará a Portugal, entre 7 e 9 de maio, a fim de reunir com diferentes ONG's e outros peritos para debater o impacto das medidas de austeridade no cumprimento dos Direitos Humanos, com particular destaque para a situação das crianças.

 
Palestra na Escola Secundária Santa Maria na Portela de Sintra

 

No próximo dia 8 de Maio, o Técnico de Serviço Social Bruno Pio vai dar uma palestra a estudantes do 12º ano da Escola Secundária Santa Maria na Portela de Sintra, subordinada ao tema da Exploração do trabalho Infantil. Pretende-se com esta ação sensibilizar os alunos para os diferentes rostos do problema e apresentar a intervenção do Projecto Rua enquanto resposta no combate à exploração do trabalho infantil.

 
21ª Ação de Formação para Animadores

O IAC-Projecto Rua vai promover de 15 a 18 de maio a 21ª Ação de Formação para Animadores, cuja temática será brevemente anunciada, assim como o respetivo programa.

A Ação de Formação destina-se fundamentalmente a profissionais da área da animação, embora também esteja aberta à participação de outros interventores sociais, bem como de estudantes universitários da área das Ciências Sociais.

O local da Formação será na Quinta das Águas Férreas, em Caneças, e decorrerá em regime residencial (acantonamento).

 
Balanço da Avaliação do IAC-Projecto Rua
A avaliação do Projecto Rua decorreu nos dias 25 (de manhã), 26 e 27 de Janeiro.
A manhã do dia 25 – passada no espaço do CDIJ Oriental (Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil do IAC) - ficou a cargo do “Grupo do Otimismo” do Projecto Rua que de forma criativa, conseguiu criar um ambiente propício à partilha de sugestões a implementar para adequar a intervenção do Projecto Rua aos novos tempos e às novas exigências.
Nos dias 26 e 27 de Janeiro prosseguimos os nossos trabalhos nas instalações da INATEL em Oeiras. A manhã do dia 26 ficou marcada pela hábil de sintetizar em escassas horas, os resultados de um ano de trabalho. Para a tarde ficou reservada a reflexão em torno dos sucessos e insucessos, fragilidades e potencialidades das diferentes equipas.
No dia 27 e à semelhança de anos anteriores aproveitámos a oportunidade para sermos protagonistas de um momento formativo, dinamizado pela 5P’s, centrado em torno do trabalho em equipa: foram abordados de forma muito dinâmica e criativa, conceitos como a cooperação, a liderança,  motivação, a interdependência (baseada na diferença de papéis e personalidades) e a organização necessária para a persecução de fins comuns.
Trabalho em Equipa
No dia 27 de janeiro de 2012, nas instalações da INATEL Oeiras, a equipa do Projecto Rua recebeu uma formação na Área do Trabalho em Equipa. Este momento foi dinamizado 5 P’s Changing Ways, empresa vocacionada para o desenvolvimento organizacional através de atividades
experienciais e de formação. 
A formação recebida decorreu ao longo de um dia de trabalho e visou a abordagem de uma forma lúdica e pedagógica de conceitos inerentes ao trabalho em equipa: interdependência, a cooperação, a comunicação, a responsabilidade, etc.
O nosso agradecimento à nossa formadora, Dra. Vitória Monteiro, representante da empresa 5 P’s Changing Ways.
Para mais informações consulte o site da empresa: http://www.5ps.com.pt/ 
 
Avaliação Anual do Projecto Rua

O IAC - Projecto Rua realiza nos dias 25,26 e 27 de janeiro f.p. a avaliação anual do trabalho realizado ao longo do ano transato.

No dia 25 (apenas no período da manhã) decorrerá um momento de partilha sobre aspetos relacionados com a importância da psicologia positiva na intervenção.

Nos dias 26 e 27, a equipa reunirá no Inatel Oeiras para partilha dos resultados de intervenção e mudanças perspetivadas.

No dia 27, haverá um momento de formação para a equipa sobre a importância do trabalho em equipa, na qual contaremos com a colaboração (a título gracioso) de uma formadora externa.

PROGRAMA

 

 
Lançamento do livro “Guia do Animador - Ideias e Práticas para Criar e Inovar”

No dia 18 de Novembro de 2011, às 18h30, realiza-se o lançamento do livro “Guia do Animador - Ideias e Práticas para Criar e Inovar” na FNAC Vasco da Gama.

Este guia reúne algumas das boas práticas utilizadas ao longo da existência do sector IAC/Projeto Rua, não só com os “meninos de rua”, mas com tantas outras crianças, jovens e famílias que fizeram o seu percurso com o Instituto de Apoio à Criança. Pretende-se, acima de tudo, que constitua um instrumento prático, de fácil aprendizagem e aplicação, quer ao nível dos ateliers, como dos jogos pedagógicos na dinamização de grupos.

Este Guia destina-se a animadores, educadores, professores e a todos aqueles que acreditam no poder da animação, nas suas variadas vertentes, como ferramenta imprescindível na intervenção junto de crianças e jovens em risco.

A apresentação do livro estará a cargo da Drª Dulce Rocha (Presidente Executiva) e da Drª Matilde Sirgado (coordenadora do sector IAC/Projecto Rua) do Instituto de Apoio à Criança.

O livro sai com a chancela das Edições Sílabo. Pode encomendar directamente as obras que pretende para  e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou  Fax: 218166719, bem como dirigir-se a uma boa livraria ou comprar online em:

    • Bisturi – Livros Técnicos, Lda.

    • Wook.pt

 

 imagem_01

 
IAC-Projecto Rua dinamiza férias de Verão de crianças e jovens

Chegadas as férias escolares de Verão, o IAC – Projecto Rua dinamiza um conjunto de actividades diversificadas, rentabilizando parcerias e protocolos existentes, com as crianças e jovens que apoia/acompanha e, em alguns casos, com as respectivas famílias. Essas actividades realizam-se em diversos espaços culturais e de lazer, nomeadamente:

- Espaço de férias na Quinta das Águas Férreas – Caneças, com criança/jovens e mães.;

- Visita ao Centro de Formação Arte e Beleza;

- Ida ao Jardim Zoológico;

- Parque das Nações;

- Parque Cabeço de Montachique;

- Badoca  Park;

- Visita ao Palácio Nacional de Sintra;

- Visita ao Centro Cultural de Belém;

- Idas à piscina;

- Escola Agrícola da Paiã;

- Passeio a Mafra;

- Quinta da Regaleira;

-Visita ao Centro de Ciência Viva em Sintra.

 
Cabo Verde: Parceria e Formação

Dando continuidade à parceria entre o Instituto de Apoio à Criança (IAC) e a Associação de Crianças Desfavorecidas (ACRIDES), Matilde Sirgado e Isabel Duarte deslocaram-se a Cabo Verde a fim de realizarem, de 25 de Junho a 5 de Julho, mais uma semana de formação, acompanhamento técnico e monitorização à equipa da ACRIDES, bem como, a participação num encontro de lançamento de uma Rede de Parceria, em Prol das Crianças/Jovens mais carenciadas e suas famílias em Cabo Verde.

Assim, este ano, o tema da formação foi "A Intervenção pela Positiva em Situações de Risco". Um dos grandes objectivos desta acção era reflectir com os animadores e técnicos a importância de analisarmos e trabalharmos as potencialidades do grupo alvo, sejam eles crianças, jovens ou as famílias como um todo. Apesar da gravidade e complexidade dos problemas, que afectam os grupos com os quais os técnicos do social trabalham, o que dificulta as suas tarefas do dia-a-dia, é de extrema importância descobrir e valorizar as potencialidades daqueles, que apesar dos infortúnios da vida, tem muitas competências que podem e devem ser trabalhadas, a fim de criarmos cidadãos activos e participativos no seu próprio processo de mudança, em vez de cidadãos dependentes dos técnicos, das instituições e do Estado.

Sempre com o propósito de promover o desenvolvimento da autonomia, partilhámos conhecimentos teórico-práticos, estratégias, metodologias e utilizámos o lúdico como ferramenta pedagógica.

Para valorizar ainda mais esta acção, tivemos o privilégio de poder contar com a colaboração da formadora Vitória Monteiro da 5ps, que de forma solidária, se juntou a nós nestes caminhos de Cabo Verde e enriqueceu o nosso espaço formativo.

No que diz respeito à equipa da ACRIDES, é notório o empenho e dedicação com que realizam as suas actividades, apesar dos constrangimentos próprios de uma ONG, num país com as características de Cabo Verde. É para nós, que acompanhamos esta instituição à alguns anos, motivo de satisfação e sentimento de dever cumprido, quando chegamos ao terreno e vemos a aplicação das técnicas e metodologias que temos transmitido através das acções de formação que dinamizamos em Cabo Verde, todo o acompanhamento à distância que é feito ao longo do ano e também o facto de termos proporcionado a alguns elementos da ACRIDES a frequência nas acções de Formação do IAC em Portugal. Assim a caravana sai para a rua acompanhando os que mais necessitam, na tentativa de melhorar as suas condições e proporcionando às crianças momentos que de outra forma não seria possível vivenciar, deste modo, esta equipa vai respondendo àquilo que é o lema da ACRIDES, "A Cada Criança um Sorriso de Esperança".

Por último, mas não menos importante, levámos na bagagem a metodologia da Rede Construir Juntos. Esta, é composta por instituições de solidariedade social (IPSS), de Norte a sul do país e ilhas, com intervenção na área da infância e Juventude. A Rede é dinamizada através de Pólos regionais, que na sua área geográfica, promovem o trabalho em rede no sentido de potenciar as sinergias das acções no combate à exclusão social, na área da infância e juventude. A articulação a nível Nacional é da responsabilidade do Fórum Construir Juntos e do Projecto Rua do Instituto de Apoio à Criança.

Tendo por base esta experiência testada em Portugal desde 1997, a ACRIDES convidou-nos a passar este testemunho em Cabo Verde, uma vez que existe uma enorme carência de trabalho articulado e em parceria entre as instituições. Assim, realizou-se no dia 4 de Julho 2011 o seminário "Juntos Vamos Construir", onde a ACRIDES assumiu o papel de promotor da Rede "Juntos Vamos Construir" que visa o "Djunta Mon", a solidariedade, em prol das crianças desfavorecidas em Cabo Verde.

 
Verona: a apresentação do relatório final do projecto AVP e 1º Intercâmbio de Técnicos (Escape)

Decorreu no dia 9 de Junho, nas instalações do Instituto Don Calabria, em Verona, a apresentação do relatório final do projecto AVP – "Protecting street children from violence in urban areas of two European capitals (Lisbon and Naples): Development of a sustainable methodology". Paula Paçó fez a apresentação do conteúdo com o qual contribuímos para este relatório, tendo partilhado a experiência de intervenção do Projecto Rua na área da violência sobre crianças de rua.

Nos dias 9 e 10 de Junho realizou-se também o 1º Intercâmbio de Técnicos no âmbito do projecto europeu Escape, no qual o Projecto Rua está a participar desde o início do presente ano, e que tem como base o AVP.

Paula Paçó e Maria João Carmona representaram o IAC nesta reunião de trabalho, a qual foi organizada pelo Instituto Don Calabria e pela European Federation for Street Children.

Todas as instituições parceiras apresentaram e discutiram os resultados obtidos com a aplicação dos questionários a parceiros locais que intervêm na área da violência exercida sobre e entre crianças de rua, tendo-se também realizado trabalhos de grupos com vista à definição e desenvolvimento de estratégias de cooperação nesta área entre os países da Europa de Leste e da Europa Ocidental.

Os técnicos presentes fizeram ainda um teste, com o objectivo de saber qual o seu conhecimento prévio acerca da realidade nos outros países que participam no projecto.

Realizou-se também uma visita de estudo às instalações da instituição anfitriã, o Instituto Don Calabria, que possui um Centro Educativo na cidade de Verona.

Por fim, discutiram-se assuntos relacionados com as próximas fases do projecto e definiram-se deadlines para apresentar os dados que ainda falta recolher em cada país.

 
Açores : Acção de Formação “A Intervenção pela Positiva em Situações de Risco”
 
Entre 11 e 13 de Julho de 2011, decorreu em Ponta Delgada, nos Açores a Acção de Formação "A Intervenção pela Positiva em Situações de Risco". Esta Acção de Formação surge no âmbito da colaboração existente entre o IAC – Projecto Rua e o IAC- Açores e teve como objectivo principal: promover a aquisição de conhecimentos teórico-práticos, no âmbito da intervenção pela positiva com crianças/jovens e suas famílias, visando o seu desenvolvimento e autonomia.

A formação foi destinada a 23 formandos de diversas áreas profissionais: Psicólogos, Assistentes Sociais, Sociólogos, Educadores, Animadores e Monitores, integrados nas várias Valências do IAC – Açores. No grupo existiam formandos com alguns anos de experiência em diferentes áreas de intervenção o que conferiu uma certa heterogeneidade ao grupo.

Com um programa bastante intenso, a formação teve a duração de 3 dias, com uma carga horária de 7 horas diárias.

O 1º dia foi dedicado à "Família como Alicerce para o Desenvolvimento da Criança – Módulo I , onde demos especial destaque aos factores de risco e potencialidades das crianças/jovens e suas famílias.

Na parte da tarde, destacamos os Mitos e as Atitudes Facilitadoras da Relação Pedagógica.

O 2º dia, foi dedicado à Eficácia Pessoal, onde foram abordados temas como: as competências pessoais e relacionais do interventor social; comunicação, trabalho em equipa e os benefícios do trabalho em rede. No último dia, foi leccionado o Módulo III – "Rumo à Autonomia: Uma Intervenção Positiva", onde destacamos a metodologia de projecto.

Como metodologia utilizada nesta formação, destacamos essencialmente o recurso às dinâmicas de grupo e à ludicidade como ferramenta pedagógica. Pretendeu-se também, promover a partilha de conhecimentos e experiências entre os participantes e partilhar estratégias de intervenção do IAC- Projecto Rua.

A avaliação realizada pelos formandos foi bastante positiva e a maioria gostaria de ter tido mais dias de formação para aprofundar alguns dos temas. Ficou o pedido de mais formação para a equipa e o desafio de aplicar na prática as aprendizagens realizadas.
 
Acção de Formação promovida pelo IAC-Projecto Rua em Cabo Verde

Nos próximos dias 27, 28 e 29 de Junho de 2011 o Projecto Rua vai promover a acção de formação “A intervenção pela positiva em situações de risco” para os técnicos da Acrides, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores. Esta acção vai decorrer na Cidade da Praia, em Cabo Verde, e enquadra-se no protocolo de cooperação existente entre o IAC e a Acrides. As formadoras serão Matilde Sirgado e Isabel Duarte, contando-se ainda com a formadora Vitória Monteiro da empresa 5P’s. A acção será financiada pelas entidades financiadoras da Acrides.

Tendo em conta o protocolo já referido, as técnicas do IAC permanecerão em Cabo Verde até ao dia 5 de Julho com o objectivo de fazer o acompanhamento e monitorização da equipa da ACRIDES, referente ao Projecto Educação de Rua, bem como, fazer a transferibilidade da metodologia da Rede Construir Juntos para Cabo Verde sob a dinamização da ACRIDES.

 
Acção de Formação nos Açores sobre "A Intervenção pela positiva em situação de risco"

A convite do IAC – Açores (que financia a totalidade da acção), o Projecto Rua, em parceria com a 5P’s, vai realizar uma acção de formação subordinada à temática “A Intervenção pela positiva em situação de risco”, de 11 a 13 de Julho, em Ponta Delgada.

Esta acção, que se destina a temáticas de diferentes instituições locais, terá por base os seguintes objectivos:

. Partilhar metodologias e estratégias de intervenção do IAC – Projecto Rua;

. Promover o recurso à Ludicidade como ferramenta pedagógica;

. Estimular a partilha de conhecimentos e experiências entre os participantes;

. Promover a aquisição de conhecimentos teórico-práticos no âmbito da intervenção com as famílias;

. Reflectir sobre os indicadores que garantem a qualidade da intervenção social;

. Conhecer e experienciar técnicas aplicáveis na intervenção com famílias, visando a promoção do desenvolvimento e autonomia das criança e jovens;

. Promover o desenvolvimento de competências de comunicação e de intervenção com as famílias.

 
II Intercâmbio de Crianças e Jovens

No âmbito da Rede Construir Juntos, nomeadamente o pólo de Lisboa, vai decorrer no dia 23 de Junho o II Intercâmbio de Crianças e Jovens, onde se desenvolverão diversos trabalhos, numa perspectiva de dinâmica de grupo, com vista a preparar a acção do voluntariado que será desenvolvida a favor de uma comunidade ou organização pelos participantes deste intercâmbio.Esta acção inclui uma visita ao Museu da Presidência.

 
Intercâmbio de técnicos em Verona

Decorre nos próximos dias 9 e 10 de Junho em Verona, Itália, o primeiro intercâmbio de técnicos a realizar no âmbito do Projecto ESCAPE - "European Street Children Anti-violence Programme and Exchange". O IAC- Projecto Rua estará representado pelas técnicas Paula Paçó e Maria João Carmona, estando todas as despesas cobertas pela entidade anfitriã.

 
Conferência sobre Crianças de Rua em Belgrado

A convite da Missão Sérvia da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa, o técnico Bruno Pio do sector IAC - Projecto Rua participará numa conferência sobre crianças de rua que decorre em Belgrado nos próximos 7 e 8 de Junho, na qual apresentará a filosofia e a metodologia de intervenção do Projecto Rua.A participação do IAC-Projecto Rua neste evento conta com o financiamento da OSCE, entidade que cobre todas as despesas.

Pode consultar aqui o site da Missão Sérvia para mais informações.

 
20ª Acção de Formação para Animadores
O Instituto de Apoio à Criança – Projecto Rua irá promover a 20ª Acção de Formação para Animadores de 10 a 13 de Maio de 2011, que decorrerá na Quinta das Águas Férreas, em Caneças, em regime de acantonamento e será subordinada ao tema “Educação pela Positiva”.
A formação destina-se a estudantes de animação, animadores sócio - culturais e outros interventores sociais, com conhecimento ou experiência na área de infância e juventude e tem como principais objectivos contribuir para a reflexão sobre os mitos e desafios da intervenção social e sobre as atitudes facilitadoras da relação pedagógica, bem como, promover o conhecimento e a partilha de técnicas e estratégias de intervenção, assentes nos princípios da educação positiva.
A data limite de inscrição será 27 de Abril de 2011.
Para mais informações, contactar:
- Sónia Valente, Maria João Carmona, Carmen Lopes
Tel. 21 781 85 90
Fax: 21 781 85 99
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
 
Intercâmbio de Crianças e Jovens promovido pela Rede Construir Juntos - Pólo de Lisboa

No próximo dia 30 de maio de 2012, o Centro Móvel de Apoio Comunitário e o GAAF(Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família) do Agrupamento de Escolas de Coruche vão desenvolver a "Ação Aprender na Rua" no Bairro do Couço, em Coruche.
Pretende-se com esta ação, reforçar a "ponte" que importa existir entre a escola e a comunidade e elaborar o diagnóstico social dos bairros, no que respeita à ocupação e acompanhamento das crianças e jovens neles residentes.

 
3º Intercâmbio de Crianças e Jovens do projecto "Tropas da Solidariedade"

No próximo dia 13 de Abril, o IAC-Projecto Rua vai realizar o 3º Intercâmbio de Crianças e Jovens do projecto "Tropas da Solidariedade"que contará com a participação de cerca de 25 crianças com idades entre os 10 e os 16 anos, provenientes de 5 comunidades diferentes: Bairro 6 de Maio, Bairro Cova da Moura, Bairro do Armador, Bairro da Boavista e Rio de Mouro.

 
Avaliação anual do IAC-Projecto Rua

Medir a eficácia e a eficiência implicam um processo contínuo de avaliação. Desta forma, o Projecto Rua à semelhança do(s) ano(s) anterior(es) considera a avaliação de extrema importância, enquanto espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e factores inerentes à sua intervenção a fim de determinar quais poderão ser, estão sendo ou foram os resultados da mesma.

Continuar...
 
SEMINÁRIO SOBRE A POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL

Os sectores IAC – Projecto Rua e IAC - Fórum Construir Juntos vão realizar no dia 22 de Novembro o Seminário Anual da Rede Construir Juntos que irá decorrer no Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Este seminário é uma das acções previstas no Projecto “De Viva Voz pela Inclusão”aprovado no âmbito do programa do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social 2010.

O referido seminário terá como objectivos promover a reflexão e a partilha de práticas de intervenção no combate à pobreza e exclusão social e difundir os produtos elaborados no âmbito do referido projecto (carta de recomendações).

Folheto

Cartaz do Seminário

Ficha de Inscrição

cartaz_seminario_2

 

 

 
Encontro Nacional de Crianças e Jovens “Partilhar Olhares – Perspectivar Soluções”
encontro_n_criancas_jovens_medio_1

No âmbito do projecto “De Viva Voz pela Inclusão”, inserido no programa nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão, o Instituto de Apoio à Criança vai promover o Encontro Nacional de Crianças e Jovens “Partilhar Olhares – Perspectivar Soluções”.

Este realizar-se-á no dia 6 de Outubro no Auditório da Fundação D. Pedro IV, e juntará crianças e jovens das instituições dos Pólos da Rede Construir Juntos do Algarve, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Leiria, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.

O Encontro tem como objectivos promover a participação das crianças e jovens na reflexão sobre a pobreza infantil e a exclusão social nos diferentes contextos regionais e a nível nacional, bem como reflectir sobre as várias propostas identificadas a nível regional com vista à elaboração da Carta de Recomendações. Entre as 14h30 e as 17h00 a exposição dos trabalhos efectuados pelas crianças e jovens nos Workshops Regionais que decorreram previamente estará aberta à sociedade civil no âmbito da iniciativa “24h pelo combate à pobreza e à exclusão social” (para mais informações consultar: http://24hcombatepobreza.blogspot.com/). Assim, o IAC convida-vos a visitarem a nossa exposição no Auditório da Fundação D. Pedro IV, sito na Av. D. Carlos I, 124 J, em Lisboa.

 
Projecto “De Viva Voz pela Inclusão”

No âmbito do Projecto “De Viva Voz pela Inclusão”:
- Workshop Regional de Crianças de Jovens a realizar em Lisboa em Junho de 2010 (em data a definir);
- Encontro Nacional de Crianças e Jovens a realizar no dia 6 de Outubro de 2010;
- Seminário sobre “Pobreza e Exclusão Social de Crianças e Jovens” a realizar no mês de Novembro de 2010 (em data a definir).

 
19ª Acção de Formação de Animadores

19ª Acção de Formação de Animadores a realizar de 11 a 14 de Maio de 2010, na Quinta das Águas Férreas, com o tema: "Em Família para Crescer – Práticas Relevantes para a Mudança de Estratégias"