29ª Ação de Formação para Animadores “Do pião ao digital, o desafio de fazer crescer”

É com grande alegria que se apresenta esta notícia! Chegámos à 29ª Ação de Formação para Animadores! Esta, porém, foi diferente: pela primeira vez foi realizada a distância e com recurso à plataforma Zoom!

A pandemia Covid 19 que desde 2020 tem tido um forte impacto nas nossas vidas impossibilitou-nos de a realizar o ano passado. Este ano, considerámos ser mesmo uma necessidade e também que todo o contexto social e sanitário que nos envolve seria o mote para as reflexões, debates e dinâmicas.

Assim, nos dias 19, 20 e 21 de Outubro os cerca de 54 formandos que participaram nesta Ação puderam percorrer com a equipa de organização a linha do tempo da Animação no Projecto Rua, tendo ficado evidente que a técnica e o lúdico devem sempre estar aliados aos afetos. As dinâmicas online foram de grande exigência ao nível da preparação, mas mostraram-se fundamentais para “quebrar o gelo matinal”, facilitar a coesão de grupo e a comunicação entre todos. Para o momento da rapsódia de jogos foi lançado o desafio aos formandos de trazerem algo para partilhar com os elementos do grupo. Houve ainda tempo para refletir sobre o brincar, como uma questão de atitude e direito que favorece o desenvolvimento das crianças e sobre a Animação, enquanto ferramenta ao serviço da inclusão social das crianças e jovens.

Outro dos momentos altos do programa foi a participação da 5 P`s, que trouxe aos formandos o desafio de sobreviver no Ártico, revelando através de um jogo a importância do trabalho em equipa e em parceria.

O facto de ter sido usada a modalidade online possibilitou a participação de formandos oriundos de uma grande diversidade de locais, nomeadamente: São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Coimbra, Cascais, Grândola, Coruche, Estoril, Lisboa, Estremoz, entre outros. Por outro lado, conseguimos demonstrar que mesmo a distância podemos estar perto uns dos outros, criar espírito de grupo num ambiente de boa cooperação e debate de ideias.

É uma boa prática a replicar, com um balanço avaliativo bastante positivo!

  

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp