Notícias

Notícias - Geral (130)

Concerto Solidário 35 anos do IAC: presença na TVI

O IAC participou no programa "Você na TV" - TVI, hoje, dia 16 de novembro de 2018, com a presença da Dra. Manuel Eanes, Dra. Matilde Sirgado e Dra. Melanie Tavares, com o objetivo de promover o concerto solidário 35 anos do IAC.

tvi 1 2018 Manuela Eanes 1

tvi 1 2018 Manuela Eanes 2

tvi 1 2018 Manuela Eanes 3

tvi 1 2018 Manuela Eanes 4

 

APAV e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa lançam manual de formação

manual formacao protasis 2018

O Centro de Investigação em Direito Penal e Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e a APAV- Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, enquanto entidades parceiras do Projecto "Protasis: Police training skills", promovido pela European Public Law Organization, procedem ao lançamento em Portugal do Manual de Formação "Para uma resposta policial centrada na vítima".

Pretende-se com este manual contribuir para a adoção, ao nível da formação de polícias, de uma abordagem centrada na vítima e, ao mesmo tempo, promover os direitos consagrados na Diretiva das Vítimas. O projeto e, muito particularmente, o manual que agora se publica, visam a construção de um ambiente "victim-friendly"de atendimento às vítimas de crimes em todos os contactos com a polícia. Pretende garantir-se que as vítimas são tratadas com respeito e sensibilidade, através do reforço das competências de comunicação da polícia e do conhecimento específico acerca das melhores práticas no contacto com vítimas de crimes, numa ótica de atuação personalizada e que tenha em conta o impacto do crime. Este modelo de formação acentua também a importância de uma intervenção especialmente sensível nos casos de vítimas particularmente vulneráveis.
Construído com base no acervo já existente de investigação e conhecimento decorrente de outros projetos financiados pela União Europeia, e testado junto de elementos das forças policiais dos países englobados no projeto, poderá revelar-se pertinente a adaptação do manual em vista a formação de outros profissionais que lidam com vítimas de crimes.

Poderá encontrar o Manual em https://protasis-project.eu/protasis-training-manual/

Concerto Solidário 35 anos do IAC

concerto IAC35A Logo Principal FundosClaros 1altice 20 nov

 

Com o objetivo de comemorar o 35º aniversário e assinalar o Dia Internacional dos Direitos da Criança, o Instituto de Apoio à Criança está a organizar a iniciativa musical solidária – “Crianças Somos Todos Nós”. Consiste na elaboração de um CD de canções originais dedicado aos Direitos da Criança e na realização de um concerto no dia 20 de novembro de 2018 na Altice Arena, sob o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República. Contamos, ainda, com o compromisso da Altice Arena, da Produtora Música no Coração, da RTP e da Câmara Municipal de Lisboa, sendo que esta última assumiu a coorganização do evento. Destacamos como principais patrocinadores a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, a Associação Mutualista Montepio e a Lactogal, entre outros. Este projeto conta com o empenho do músico João Só que, de forma generosa, abraçou esta causa como diretor musical.

Para levar a cabo esta iniciativa, convidámos músicos portugueses de reconhecido mérito, tendo já aderido: Amor Electro, André Sardet, Bruno Ávila, Bruno Correia, Carlos Alberto Moniz, D.A.M.A., Frederico BC, HMB, João Só, Mafalda Borges, Manuel Guerra, Miguel Araújo, Os Azeitonas, Os quatro e meia, Rita Redshoes, Ruben Matay, Rui Veloso e The Black Mamba.

Através do envolvimento da sociedade civil, pretendemos angariar fundos com as receitas de bilheteira e com a venda do CD, para que o IAC possa continuar a apoiar crianças, jovens e suas famílias em Portugal.

Em 35 anos, muitas foram as crianças apoiadas e protegidas pelo IAC. E, orgulhamo-nos em poder dizer que hoje, muitas delas, tornaram-se adultos responsáveis e integrados na sociedade.

Mas esta é uma tarefa nunca acabada. Todos os dias surgem novas crianças e novas situações a precisar de intervenção e apoio.

Assim, o IAC depende também da ajuda de todos para poder continuar a sua missão – A Defesa e Promoção dos Direitos da Criança – uma causa que é de todos nós.

Brevemente estará disponível um microsite com mais informação sobre esta iniciativa.

Microsite (clique aqui)

Bilhetes para o concerto (clique aqui)

Recolha de Material Escolar - Para que eles não levem falta! 1 e 2 de setembro de 2018

40139603 10156996710234925 7012406848074547200 n

 

“Em 2017 o sucesso da recolha de material escolar, escreveu-se com 52.888 lápis e 47.275 esferográficas. Nem as mais de 9.000 borrachas oferecidas, apagam o sucesso desta ação. Enchemos de cor mais de 9.659 folhas e 24.979 cadernos… Obrigado!“

A campanha de regresso à escola, promovida pela Cáritas e pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC), com o apoio da Missão Continente e das Farmácias Portuguesas, é uma ajuda às famílias para fazer frente ao impacto financeiro que o regresso à escola representa anualmente. “Trata-se de uma despesa que preocupa todas as famílias e, particularmente, aquelas que vivem com dificuldades financeiras”, explica Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, acrescentando que a Cáritas, ao promover esta campanha, quer também combater qualquer forma de diferenciação entre os alunos, além, de contribuir para o sucesso escolar e a igualdade de oportunidades: “estes dias devem ser de alegria e entusiasmo pelo primeiro contacto ou reencontro com a Escola e, por isso, não queremos que haja qualquer tipo de condicionamento para as crianças e jovens de famílias mais vulneráveis que devem ter como única preocupação assegurar o seu sucesso escolar.”

Esta campanha é realizada em parceria com o Instituto de Apoio à Criança. Manuela Ramalho Eanes, Embaixadora da Campanha, sublinha a importância desta iniciativa que visa o Direito à Educação, na medida em que, “é um direito fundamental para o desenvolvimento pessoal e, porque o IAC entende que a escola deve ser um lugar feliz para todas as crianças, proporcionando-lhes sentimentos de alegria, de amizade, de fraternidade, de descoberta do mundo e de respeito pelo outro.”

A campanha decorre nas lojas Continente aderentes, com o envolvimento de centenas de voluntários, de grupos paroquiais de ação social e de outras organizações, que, nos dias 1 e 2 de setembro, estarão a realizar a recolha dos bens escolares mais necessários.

Toda a informação sobre esta campanha intitulada “Para que eles não levem falta” está disponível no site www.caritas.pt e www.iacrianca.pt

Contactos para comunicação social

Márcia Carvalho | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. | 911 597 497

IAC recebido pelo eurodeputado Carlos Coelho

ana sotto mayor 2018

Uma delegação do Instituto de Apoio à Criança foi recebida pelo eurodeputado Carlos Coelho no dia 31 de julho de 2018, para discutir formas de reforçar o compromisso da União Europeia e dos Estados-Membros com mecanismos mais eficazes de encontrar crianças desaparecidas. 

 

Encontro "Audição da Criança"

Encontro audicao crianca op 2018

A audição da criança em tribunal é um tema que interessa a vários profissionais, nomeadamente na área do Direito e da Psicologia. Com o propósito de promover o debate e a reflexão conjunta, o Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados e a Delegação Regional Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses organizam este evento, que se irá realizar no próximo dia 23 de março de 2018, 6.fª, no Auditório do Alto dos Moinhos (Estação de Metro de Lisboa).

Este encontro irá contar com a participação da Dra. Isabel Porto, do IAC, com uma intervenção intitulada "A boa vontade não é suficiente…"no âmbito da Justiça Amiga das Crianças.

Mais informação aqui: https://www.encontroaudicaocrianca.com/

Reunião entre o IAC e o PCP

 Reuniao do IAC com PCP peq

O IAC recebeu hoje, dia 9 de março de 2018, uma comitiva do PCP encabeçada pelo deputado europeu e vereador da Câmara Municipal de Lisboa Dr. João Ferreira na sede do Instituto de Apoio à Criança. O Instituto de Apoio à Criança esteve representado pela sua Presidente Dra. Dulce Rocha e pela Dra. Matilde Sirgado, igualmente da Direção do IAC.

Acordo de Cooperação entre a Escola Superior de Educação de Coimbra e o Instituto de Apoio à Criança.

protocolo IAC ESEC 1 protocolo IAC ESEC 2

 

Foi no dia 15 de dezembro de 2017 assinado um importante Acordo de Cooperação entre a Escola Superior de Educação (ESEC) de Coimbra e o Instituto de Apoio à Criança.
Na cerimónia a Presidente da Direção do IAC , Dra. Dulce Rocha, e o Presidente da ESEC, Prof. Doutor Rui Mendes, assinaram o texto do Acordo.

11.º Fórum Europeu sobre os Direitos da Criança

 ana sotto mayor bruxelas 2017

O 11.º Fórum Europeu sobre os Direitos da Criança, decorreu em Bruxelas, de 6 a 8 de novembro.
Mais uma vez a representar o IAC esteve a Dra. Ana Sotto-Mayor, do setor jurídico. Este evento contou com a participação da Dra. Marta Santos Pais, Special Representative of UN secretary general on violence against children.
Sabe mais aqui : http://ec.europa.eu/newsroom/just/item-detail.cfm?item_id=128349

Avenida da República, n.º 21 – 1050-185 LISBOA +351 213 617 880This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.