Notícias

“Nos primeiros cinco meses de 2019, o SOS-Criança, do Instituto de Apoio à Criança, interveio em cerca de 1800 situações.”

logotipo sos crianca contorno branco

“Nos primeiros cinco meses de 2019, o SOS-Criança, do Instituto de Apoio à Criança, interveio em cerca de 1800 situações.”

Neste dia 1 de junho, em que se assinala o Dia Mundial da Criança, o Instituto de Apoio à Criança, recorda que, desde 1982, presta serviços gratuitos de utilidade pública, relevantes, e acessíveis a toda a comunidade, comprovando cada vez mais a pertinência da sua existência e a qualidade do seu trabalho na defesa e promoção dos Direitos da Criança.

O IAC intervém com especial enfoque na área da criança maltratada, negligenciada, abusada sexualmente, desaparecida ou privada de meio familiar securizante, trabalhando, diariamente com crianças e suas famílias, em diversos contextos e em diferentes áreas.

O SOS-Criança, serviço técnico especializado e único no nosso país, é uma mais-valia a nível nacional e internacional e tem como principal missão ouvir e dar voz à Criança, nas suas diferentes valências.

O SOS-Criança ajuda a Criança, o Jovem e a Família através da linha telefónica gratuita 116111, por E-mail (Cette adresse e-mail est protégée contre les robots spammeurs. Vous devez activer le JavaScript pour la visualiser.), Chat (http://www.iacrianca.pt) - das 9h às 19h, todos os dias úteis.

As situações de Crianças Desaparecidas e abusadas sexualmente dispõem do número gratuito 116000 (24h/365). Neste âmbito, é de salientar a intervenção incisiva do IAC, que juntamente com os seus parceiros, a nível nacional e internacional, se tem revelado imprescindível.

Para além do Atendimento Psicológico e Jurídico gratuito, o SOS-Criança conta ainda com uma equipa de Mediação Escolar, a nível nacional, que promove, integra e autonomiza Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família, com o objetivo de combater o insucesso, o abandono, o absentismo, o bullying, a violência escolar e os comportamentos aditivos.

Recentemente, o SOS-Criança desenvolveu o projeto da Escola Alfaiate, que se constitui como uma nova forma de olhar o aluno, agindo em benefício de uma educação à medida de cada criança do Ensino Básico. Esta nova ação promove as condições psicológicas, sociais e pedagógicas que contribuem para a consolidação do sucesso escolar e do projeto de vida de cada criança. A Escola Alfaiate pretende ser inclusiva, e à medida de cada aluno. Com o respeito pelas diferenças e com espírito de cooperação é possível humanizar o espaço escolar e a vida de todos os seus intervenientes.

Nos primeiros cinco meses de 2019, o SOS-Criança, do Instituto de Apoio à Criança, interveio em cerca de 1800 situações que direta ou indiretamente envolviam crianças, que precisaram de proteção e apoio.

Manuel Coutinho

Secretário-Geral do IAC

Lisboa, 31 de Maio de 2019

Concerto a favor do IAC

Dia Solidario 2019 cartaz

Fundada em 2012, a Escola de Música do Colégio Moderno organiza todos os anos, no quadro das suas atividades culturais, um concerto público no Teatro Nacional de São Carlos, cujos proventos têm revertido a favor de uma instituição sem fins lucrativos.

Este ano em que se comemoram os 36 anos da existência do IAC, entendeu a Direção do Colégio Moderno atribuir a este Instituto a verba obtida com a realização do concerto que terá lugar no Teatro Nacional de São Carlos, como habitualmente, no próximo dia 22 de junho, sábado, pelas 21 horas.

Convidamos todos os nossos associados, amigos e parceiros a estarem presentes, apoiando o IAC e usufruindo, simultaneamente, de um belo espetáculo musical.

Os bilhetes podem ser adquiridos na secretaria do Colégio Moderno e o seu custo é de 10 solidários.

Mais informações: tel. 217991840 ou email “Cette adresse e-mail est protégée contre les robots spammeurs. Vous devez activer le JavaScript pour la visualiser.

Programa

Conferência de encerramento da Pós-Graduação em Direito das Crianças

Conferencia Encerramento Direito Crianas

A Dra. Dulce Rocha irá participar na conferência de encerramento da Pós-Graduação em Direito das Crianças nesta 6.f, dia 7 de junho, às 16h. na Faculdade de Direito de Lisboa da Universidade Católica.

Programa “Estou aqui” 2019: Reserve já a sua pulseira !

estou aqui 2019

Este programa consiste na distribuição de pulseiras gratuitas para ajudar pais e educadores a localizar crianças perdidas durante o Verão.

As pulseiras podem ser adquiridas nas esquadras da PSP de todo o país, devendo posteriormente ser feita a ativação da pulseira através da página da internet do programa https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/Home.htm

Esta edição do programa “Estou Aqui!” começa no sábado, dia 1 de junho de 2019, e é dirigido a crianças entre os dois e os dez anos.

Esta iniciativa da Polícia de Segurança Pública tem como parceiros, além do IAC, a Missing Children Europe, a SGMAI, a Altice, a MEO e a Rádio Comercial.

Na edição anterior o programa permitiu abranger mais de 68.000 crianças.

 

Doe 0,5% do IRS a favor do IAC

IAC IRS 2017 2017 peq IRS

Sem qualquer agravamento nos seus impostos, pode decidir que 0,5 % do valor do seu IRS, a entregar ao Estado, reverta a favor do IAC.

Basta escrever no quadro 11 do modelo 3 o número de identificação fiscal do IAC "501 377 662". na opção "Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública (art.º 32.º, n.º 6, da Lei n.º 16/2001, de 22 de junho)" !

 

IRS Modelo 3 consignacao 2019

Consignação de 0,5% do IRS a favor do IAC

Até 31 de março, pode escolher o Instituto de Apoio à Criança como entidade a consignar 0,5% do seu IRS, sem qualquer custo para si!

Siga os seguintes passos:

1. Aceda ao Portal das Finanças

2. Escolha um destes caminhos: "IRS"/ "Entidade a Consignar" ou "Todos os serviços"/"Dados pessoais relevantes"/ "Entidade a Consignar"

3. Na página "Entidade a Consignar IRS/IVA" deverá pesquisar por "Instituto de Apoio à Criança" na lista de entidades elegíveis. Depois deverá submeter.

 

consignacao irs 1 1

 

consignacao irs 1 2

 

consignacao irs 1 3

Aniversário do IAC: há 36 anos ao serviço da Criança

aniversario IAC 36 anos peq

No dia 14 de março assinala-se o 36º aniversário da criação do INSTITUTO DE APOIO À CRIANÇA presidido pela Drª. Dulce Rocha. O IAC é uma instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, criada em 1983 por um grupo de pessoas de diferentes áreas profissionais – médicos, magistrados, professores, psicólogos, juristas, sociólogos, técnicos de serviço social e educadores.

Desde 1983 que o Instituto de Apoio à Criança tem sido uma importante realidade ao serviço da criança, da família e da comunidade, especialmente para muitas crianças o suporte que lhes falta, o garante dos seus direitos, interesses e necessidades. Sabemos que não vamos resolver todos os problemas das crianças em perigo, mal-amadas, desaparecidas e exploradas sexualmente e que sofrem tão dolorosamente as consequências de uma sociedade tantas vezes desumanizada e injusta socialmente.

Como dizia o Dr. João dos Santos, sócio-fundador do Instituto de Apoio à Criança “o destino do homem determina-se na forma como é gerado, no calor dos braços que se lhe estendem, na ideologia que o envolve e na liberdade que lhe é proporcionada para imaginar, experimentar e pensar.

 

Seja solidário

IAC Capa FB1

 Junte-se a esta missão e faça a diferença na vida das crianças mais vulneráveis, apoiando projetos IAC como a Linha SOS-Criança: em qualquer Caixa Multibanco, escolha a opção "TRANSFERÊNCIAS", "SER SOLIDÁRIO" e selecione o "INSTITUTO DE APOIO À CRIANÇA".

Atores Leonor Seixas e Pedro Carvalho associam-se à causa do IAC

Os atores Leonor Seixas e Pedro Carvalho estiveram ontem no IAC, dia 30 de janeiro de 2019, a reunir com o Dr. Manuel Coutinho e Dra. Ana Mendonça, associando-se à causa da instituição.

Leonor Seixas Pedro Carvalho apoiam IAC

Prémio Carreira ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2018, atribuído à Drª Manuela Ramalho Eanes

ricardosantos

 Fotografia de Ricardo Santos

Texto do Instagram da Revista Activa

Manuela Ramalho Eanes recebeu o Prémio Carreira no Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2018. Primeira-dama de Portugal entre 1976 a 1986, esta mulher notável foi pioneira a desempenhar um papel ativo na função de mulher de presidente, acompanhando o marido e desenvolvendo paralelamente os seus projetos de ação social. Fez sua a missão de proteger as crianças em perigo: em 1983 fundou o Instituto de Apoio à Criança (IAC), do qual é atualmente presidente honorária. Em 1997 foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e recebeu o Prémio Cidadão Europeu 2015 pelo seu trabalho à frente do IAC, cuja ação foi também reconhecida com o Prémio Direitos Humanos 2014. É descrita como uma mulher doce, extremamente dedicada e empenhada. «Na vida nunca desisto de nada», é a máxima de D. Hélder da Câmara que Manuela Eanes adotou para si.

Avenida da República, n.º 21 – 1050-185 LISBOA +351 213 617 880Cette adresse e-mail est protégée contre les robots spammeurs. Vous devez activer le JavaScript pour la visualiser.