(Folheto do 116111 - CLIQUE para visualizar/descarregar)
CRIAÇÃO DO SOS-CRIANÇA
Em 1988, o Instituto de Apoio à Criança criou o SOS-Criança, como serviço anónimo e confidencial, de apoio às Crianças, Jovens, Famílias, Profissionais e Comunidade, de âmbito nacional e internacional.
O SOS-Criança nasceu de um sonho da Drª. Aurora Fonseca, com a vocação de ouvir e dar voz à Criança e ao Jovem, promovendo e defendendo os seus direitos. Este serviço tem como objectivo dar apoio à Criança em Portugal, principalmente à Criança em risco, maltratada e/ou abusada sexualmente, desaparecida, desintegrada na escola, com conflitos com os pais, que se sente rejeitada ou tem ideação suicida, procurando encontrar soluções para estas situações-problema.
O SOS-Criança é acima de tudo um serviço de prevenção que pretende actuar antes que a situação de risco se concretize.
OBJECTIVOS GERAIS:
- Promover e Defender os Direitos da Criança;
- Ouvir e dar Voz à Criança e ao Jovem;
- Apoiar a Criança e a Família;
- Promover a integração social da Criança e da Família;
- Contribuir para o desenvolvimento harmonioso e integral da Criança e do Jovem;
- Garantir à Criança o direito à palavra, protecção em situação de risco/ou mau trato, quando privada de afeição, isolada, abandonada, ameaçada de agressão física, sexual, negligenciada ou obrigada a trabalhar prematuramente;
- Sensibilizar as estruturas oficiais e particulares, e da sociedade em geral, para a problemática da Criança;
- Combater as situações de desaparecimento, rapto, e abuso sexual de Crianças;
- Prevenir situações de perigo ou problema.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
- Informar e/ou Orientar
Esclarecer e/ou orientar o utente com o objectivo de o munir de conhecimentos suficientes para que possa fazer as suas escolhas e opções.
- Apoiar
A partir de criação de uma relação baseada na compreensão e na humanização, pretende-se incrementar auto confiança e auto-estima, estimulando as capacidades de reacção do utente e mobilizando-o para mudar a sua situação.
- Acompanhar
O Acompanhamento das situações junto das entidades competentes visa aferir o ponto da situação em que a mesma se encontra, promovendo um trabalho de parceria multidisciplinar.
- Encaminhar
O Encaminhamento consiste no registo de dados e no contacto telefónico (escrito ou personalizado), com as instituições que, na comunidade, analisam o problema apresentado e, intervêm na identificação da resposta adequada.
O Encaminhamento baseia-se assim na articulação dos recursos existentes na comunidade envolvente, com o objectivo de garantir a sua eficácia, procurando igualmente rentabilizar os recursos a nível técnico, material e psico-social em prol do sujeito.
- Reflectir
Ajudar a pensar sobre os problemas apresentados, no sentido de se contribuir para a procura de respostas cuja compreensão das mesmas possa contribuir para minorar o problema.
- Reavaliar
A Reavaliação das situações-problema, consiste numa análise posterior do encaminhamento efectuado, de modo a não se trabalharem só as respostas, mas igualmente avaliar o processo de encaminhamento, possibilitando corrigir metodologias e melhorar a eficácia e a qualidade da nossa intervenção.
- Mediar
Estabelecer pontos de diálogo entre pessoas, pessoas e instituições e entre instituições, no sentido de potenciar a eficácia da resposta.
DESTINATÁRIOS
O SOS Criança é um serviço de âmbito nacional, que tem como populações-alvo:
- Crianças e jovens até aos 18 anos;
- Suas famílias;
- Profissionais que trabalham nestas áreas;
- Cidadãos com preocupações neste âmbito.
A EQUIPA
Nas suas diferentes valências, o SOS-Criança dispõe de uma equipa técnica constituída por:
- Psicólogos (Áreas de Clínica e Clínica e Aconselhamento);
- Assistentes Sociais;
- Educadores de Infância;
- Mediadores Escolares;
- Juristas.
VALÊNCIAS DO SOS-CRIANÇA
O SOS-Criança desenvolve a nível nacional respostas à Criança, Jovem e Família, através de:
- Atendimento Telefónico
Linha SOS-Criança
Linha SOS-Criança Desaparecida
- Atendimento Personalizado
Social
Jurídico
Psicológico
- Mediação Escolar
ATENDIMENTO TELEFÓNICO
No âmbito do SOS-Criança, o Atendimento Telefónico especializado, criado em 1988, é a valência mais procurada e a mais conhecida do público em geral. O Atendimento Telefónico é um serviço pioneiro em Portugal que, tem como objectivo ajudar anónima e confidencialmente, através do diálogo, atento e disponível todas as Crianças, Jovens e Adultos que contactam, solicitando apoio ou apresentando situações-problema relativas a crianças ou jovens em geral e, em risco em particular. Em 1992, o Atendimento Telefónico passou a dispor de um serviço específico para encaminhamento de situações. Em 2004, com o intuito de combater as situações de desaparecimento, rapto e abuso sexual, foi criada a valência do SOS-Criança Desaparecida, que se encontra acessível através do número de telefone gratuito 116 000.
Metodologia de Funcionamento:
A Linha SOS-Criança encontra-se disponível através do número 217 931 617, e do número gratuito 116 111.
No Atendimento Telefónico cada técnico tem um nome de código para que possa ser garantido duplo anonimato.
A partir da descrição que é feita no telefone o caso será objecto de intervenção por parte da equipa. O encaminhamento consiste na triagem, registo de dados e contacto telefónico, escrito ou personalizado, por parte do técnico, com as entidades que, na comunidade, analisam o problema apresentado e formulam o plano de intervenção
E-MAIL: Cette adresse e-mail est protégée contre les robots spammeurs. Vous devez activer le JavaScript pour la visualiser.
O E-Mail, que surge em 2001, não é mais que a carta dos tempos modernos, preferida por muito utilizadores do Serviço de Apartado.
Os apelos recebidos via e-mail, são igualmente analisados e encaminhados, dando uma resposta assertiva a quem solicita a nossa intervenção.
ATENDIMENTO PERSONALIZADO
(Social - Jurídico - Psicológico)
O Atendimento Personalizado, surge em 1994, com o objectivo de responder a questões de natureza Sócio-Jurídica. Em 2000 foi complementado com a vertente Psicológica, pretendendo dar resposta à multiplicidade de situações e solicitações que vão chegando de todo o país. Este é um serviço gratuito e especializado que complementa o Atendimento Telefónico.
Metodologia de Funcionamento:
Os técnicos do SOS-Criança dão apoio especializado a uma multiplicidade de situações, nomeadamente às solicitadas pelas Escolas, ou às provenientes de apelantes que anteriormente contactaram o Atendimento Telefónico.
Pode ainda haver necessidade de fazer Atendimentos Personalizados para complementar informações, oriundas de outras valências do SOS-Criança, ou para fazer a triagem e apoiar situações especiais para as quais o apelante não encontrou a resposta e/ou o apoio pretendido na comunidade.
SOS-CRIANÇA - OUTRAS VALÊNCIAS
Supervisão de Estágios
Desde 1990 e através de protocolos estabelecidos com diferentes Universidades e Institutos Superiores, o SOS Criança acolhe estagiários de Serviço Social, Psicologia, Educadores Sociais, Política Social, Sociologia e Animadores Culturais. A experiência, os conhecimentos e a sensibilidade para com as questões relacionadas com problemáticas da Criança, permitirão uma melhor integração dos alunos no mundo laboral.
Formação
O SOS-Criança promove acções de formação a diferentes grupos-alvo, nomeadamente professores, educadores, mediadores, alunos, forças de segurança, entre outros. As acções de formação e/ou sensibilização, ministradas desde 2000 pelos técnicos do serviço, têm servido, sobretudo como acções de partilha e de contributo para a prevenção e salvaguarda dos Direitos da Criança.