Os objetivos do ETL são:

  • Divulgar o conceito de ludoteca como um meio para tornar o brincar e os brinquedos acessíveis a todas as pessoas;
  • Servir de elo de ligação entre as organizações nacionais de ludotecas, proporcionando oportunidades para o intercâmbio internacional de ideias e materiais;
  • Manter a ligação com outras organizações e associações relacionadas com questões sociais, de saúde, educacionais, de lazer e de desenvolvimento;
  • Organizar apresentações em eventos internacionais, tais como as conferências internacionais organizadas pela ITLA (Internacional Toy Library Association)
  • Colaborar com organizações com objetivos similares.

toy_color

DEFINIÇÃO DE LUDOTECA

As ludotecas disponibilizam recursos para brincar, incluindo brinquedos, jogos, uma equipa especializada e espaços específicos para tal, sem fins comerciais.

As ludotecas europeias estão abertas a todos: crianças e adultos, pessoas com deficiência, instituições e organizações. Acolhem as pessoas sem distinção de raça, sexo, deficiências, religião, idioma ou nacionalidade.
A ludoteca proporciona aos seus membros a oportunidade de brincar e/ou o empréstimo de brinquedos e jogos. Esta pode ser frequentada por pessoas individuais, instituições, governos locais, regionais ou nacionais, ou qualquer outra agência ou grupo.
Sempre que possível, a ludoteca serve como um recurso da comunidade oferecendo informação, orientação e apoio aos seus membros, para além do empréstimo de brinquedos e jogos.
Em alguns países, como a Dinamarca, Suécia e Croácia, as ludotecas são só para crianças com deficiência.

 

Ler 8099 vezes
Avenida da República, n.º 21 – 1050-185 LISBOA +351 213 617 880Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.