O World Play Day (Dia Mundial do Brincar) foi criado na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, no ano de 1999, por iniciativa da então presidente da International Toy Library Association (ITLA) – Freda Kim. Em 2001, numa reunião do Board da ITLA em Florença, definiu-se a data - 28 de Maio: o “World Play Day” coincide assim com o dia de aniversário da ITLA.

O Dia Mundial do Brincar celebra o artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, reforçando que Brincar é um direito. Relembra que o Brincar é uma fonte inesgotável de alegria, uma atividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano, essencial para a saúde física e mental.

 

Visão para o Dia Mundial do Brincar

“O que eu prevejo não é um evento ou série de eventos, nem nada que envolva preparativos dispendiosos (ou presentes caros). A essência do Brincar é infantil. É o que todas as crianças fazem naturalmente. O “Dia Mundial do Brincar” deve ser um dia de atenção total ao outro, entre gerações. Um dia no qual as crianças e os adultos fazem o que querem. Um dia relaxante, que enfatiza as relações interpessoais. Não é preciso parar o mundo por um dia. Nós brincamos e jogamos na nossa casa, escola ou local de trabalho. Talvez esteja a descrever uma atitude e não uma atividade. Um dia divertido, que estimula a interação entre adultos e crianças, promovendo o crescimento saudável de ambos. Se todos conseguirmos fazer isto, todos os anos no mesmo dia, em diferentes partes do mundo, teremos o Dia Mundial do Brincar”.

Freda Kim*

Tradução livre do original que pode ser consultado no site da ITLA.

Atualmente, mais de 40 países comemoram o Dia Mundial do Brincar, incluindo Portugal, tendo o Sector da Actividade Lúdica o papel de impulsionador da efeméride a nível nacional. Sob o mote “Brincar a Sério” escolas, organizações e até as famílias são desafiadas a brincar por ocasião do Dia Mundial do Brincar.
Para acompanhar melhor as atividades propostas façam like na página do Dia Mundial do Brincar no Facebook.

Avenida da República, n.º 21 – 1050-185 LISBOA +351 213 617 880Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.