Jornadas do Serviço Social do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, dia 23 de junho

A Drª Paula Duarte, do setor do Fórum Construir Juntos do IAC, vai apresentar uma Comunicação nas segundas Jornadas do Serviço Social do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, no dia 23 de junho.

Jornadas SS 1Jornadas SS

Coimbra a Brincar 2016

coimbra a brincar2016

Com o objetivo de proceder à divulgação do “Coimbra a Brincar 2016”, que decorrerá nas margens do Mondego nos dias 27 e 28 de maio, o IAC-FCJ, em parceria com a equipa GAAF da EB2,3 Inês de Castro, promoveu a atividade “Vamos todos brincar no pátio da escola”, no dia 18 de abril, dinamizando vários jogos tradicionais. Com muita simpatia e energia, os “brincalhões” de imediato cativaram o público escolar e puseram todos a mexer. Momentos preciosos, que os alunos vivenciaram com entusiasmo, aderindo às várias propostas com curiosidade e alegria. O nosso bem hajam! As opiniões expressas pelos alunos são bem ilustrativas do sucesso da iniciativa.

Foi muito divertido. Gostei muito do jogo de elástico, do paraquedas, do jogo do palhaço, da macaca e de saltar à corda. Gostaria que se repetisse. Mupi Sabino, 5.B
Gostei muito. Estas atividades foram muito divertidas. Relembrei os meus tempos da escola primária. Adorei! Que haja mais destas atividades. Beatriz Viegas, 6.ºA
Eu adorei, porque poucas vezes brinco. Adoro brincar e tenho que aproveitar, enquanto sou criança. Brincar é aprender! Bianca Batista, 6.º B
Gostei muito da atividade, porque acho que é importante. Hoje em dia, as pessoas estão sempre agarradas às tecnologias e não brincam! Mariana Sousa, 6.ºC
Eu acho que esta atividade teve sucesso, porque hoje em dia nós temos muitas preocupações (pelo menos eu!) e brincar faz-nos bem. Diverti-me imenso e brinquei como já não brincava há alguns anos. Foi importante. Júlia Sharma, 6.ºC
Foi engraçado e divertido fazer os jogos. Era bom que acontecesse outra vez! Martim Jorge, 7ºA
Gostei muito da atividade, porque fez com que não estivéssemos ao telemóvel, numa rede social e aprendemos a fazer jogos de grupo, o que foi muito interessante. Foi bom e proveitoso. Acho que vale a pena repetir a experiência! Beatriz Castelo, 7.ºC
Eu acho que foi muito divertido e, ao mesmo tempo, aprendemos imenso. Deviam fazer-se mais atividades do género desta. Foi uma atividade diferente, de que todos gostaram. Obrigada por terem vindo. Joana Simões, 8.ºA
Gostei da atividade, pois achei que foi divertido e, de certa forma, importante, porque há sempre uma altura certa para trabalhar e para brincar. Ajudou-me também a recordar a minha infância e algumas brincadeiras que fazia e de que gostava. Ana Toscano, 8.ºC

XVI Feira de Informação Escolar e Profissional da Escola Secundaria de Jaime Cortesão, em Coimbra

No dia 22 de abril de 2016, dia do agrupamento na Escola Secundária de Jaime Cortesão, realizou-se a XVI Feira de Informação Escolar e Profissional, organizada pelo Serviço de Psicologia e Orientação (S.P.O.), da Escola Secundaria de Jaime Cortesão, em Coimbra, com o objetivo de esclarecer os alunos quanto ao seu futuro académico e profissional.
O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (G.A.A.F), projeto do Instituto de Apoio à Criança (I.A.C.) inserido na escola desde 2015, foi convidado a participar na referida Ação no sentido de promover o novo espaço. Duas estagiárias do Instituto Superior Miguel Torga, atualmente a desenvolverem os seus respetivos projetos de investigação-ação no IAC, deram a conhecer os objetivos do G.A.A.F. e aproveitaram o momento para lançar a atividade “Laço Azul”, por muitos conhecida por “Campanha Blue Raibbon” e que decorrerá até ao final do mês de abril, mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.
Foi um dia diferente com muita animação e atividades para e por parte dos alunos.

XVI Feira Informacao profissional 

XVI Feira Informacao profissional 1

«CRESCER EM AFETOS»

coimbra GAAF 2016

«CRESCER EM AFETOS», foi o tema que caraterizou o conjunto de atividades promovidas pela Educação para a Saúde e pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), que numa missão conjunta assinalaram o Agrupamento de Escolas de Pombal, como Escola Promotora de Saúde.
Uma diversidade de sessões formativas e palestras preencheu a semana de 08 a 11 de março, envolveu a comunidade escolar, sensibilizando alunos dos 2º, 3º ciclos, ensino secundário regular e profissional para questões sociais e individualmente prementes, crentes no principio de que a informação permite identificar comportamentos de risco, reconhecer benefícios de comportamentos adequados, suscitar comportamentos de prevenção que conduzam a estilos de vida saudáveis e os ajudem a traçar «Um Projeto de Qualidade de Vida».
Foram refletidas temáticas como «Prevenção da violência na escola, “Bulliyng” e “Ciberbulliyng”, prevenção da violência no namoro, educação sexual, igualdade de género, alcoolismo, “projeto + Contigo” e promovidos alguns debates com pais e filhos, alunos / EE sobre «Parentalidade Positiva» e ainda, um Workshop sobre «Velas Solidárias» angariadoras de bens alimentares que aconchegarão famílias mais carenciadas da comunidade escolar.
Uma onda de «Abraços Grátis»,dinamizada pelos alunos, aproximou a comunidade escolar, estreitou afetos, proporcionou Encontros.
Este evento, contou com a participação dos nossos parceiros e colaboradores: Centro de Saúde, Escola Segura /PSP, Universidade Sénior, Ginásio meirigym, alunos do 3º ano do Curso de Restauração e Bar, e ainda a Associação de estudantes que animou os intervalos com os seus talentos musicais.
Manuela Pinto | Agrupamento de Escolas de Pombal

coimbra GAAF 2016 2

coimbra GAAF 2016 3

coimbra GAAF 2016 4

coimbra GAAF 2016 5

coimbra GAAF 2016 7

coimbra GAAF 2016 8

coimbra GAAF 2016 9

 

 

 

Ação de formação/sensibilização sobre “Multiculturalismo e os seus contextos: o mundo como modo de vida”

acao multiculturalismo1

O IAC-Fórum Construir Juntos - Coimbra, está a organizar a ação de formação/sensibilização sobre “Multiculturalismo e os seus contextos: o mundo como modo de vida” que irá decorrer no dia 20 de janeiro de 2016, na Escola Secundária D. Duarte, Rua António Augusto Gonçalves – Coimbra.

Aceitam-se inscrições até ao dia 15 de Janeiro.

Ficha de inscrição

Cartaz

Lançamento da Agenda IAC 2016 em Coimbra

O Instituto de Apoio à Criança irá fazer o lançamento da AGENDA IAC 2016 – Pela Defesa e Promoção dos Direitos das Crianças no próximo dia 7 de novembro, sábado, pelas 16H00, na Galeria Dr.ª Lucinda Sobral Henriques (Escola Secundária Jaime Cortesão), Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, em Coimbra.

A Agenda IAC 2016 será apresentada pelo Dr. Jorge Castilho.

Haverá ainda um momento musical a cargo do Coro da Faculdade de Farmácia e a participação de várias crianças na dinamização do evento.

A Agenda do IAC 2016 não é uma agenda como as outras: é uma agenda útil e pedagógica, pois, para além de permitir lembrar tarefas futuras, anotar compromissos, planear o dia, a semana e o mês, registar ideias ou lembrar datas especiais, contém, também, dicas de segurança sobre a utilização da internet, a proteção da imagem, o cyberbullying, sugestões de hábitos de conduta livres de riscos e prevenção de abusos sobre a criança. A abordagem destas temáticas e respetivas dicas de segurança serão complementadas por  jogos lúdico - pedagógicos. A par desta vertente pedagógica, a Agenda IAC 2016 proporciona agradáveis momentos de leitura através de  maravilhosos poemas e contos da autoria de escritores portugueses como Alice Cardoso, António Torrado, José Fanha, Fernando Cardoso, Luísa Ducla Soares, Margarida Fonseca Santos, Raquel Palermo, Sara Rodi e Sílvia Alves.

Contamos com a sua presença!

Convite

Workshop "A Descoberta do Ser...": dia 4 de novembro de 2015

O IAC – Fórum Construir Juntos está organizar o Workshop "A Descoberta do Ser...", a decorrer no dia 4 de novembro de 2015 (quarta-feira), na Escola EB 2,3 Poeta Manuel Silva Gaio, em Coimbra.

Esta ação será dinamizada pelas formadoras  Ana Lourenço (Psicóloga Clínica), Marta Rosa (Docente) e Vera Abecasis (Psicóloga Social), técnicas do Sector da Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança do IAC, entre as 10h30 - 13h e 14h – 17h30.

desdobrável

Núcleo Distrital de Coimbra da EAPN Portugal: I Encontro Distrital de Associados

EncontroAssociados 2015 Pag1

A convite do Núcleo Distrital de Coimbra da EAPN Portugal  e, no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, Paula Duarte do IAC- Fórum Construir Juntos – Coimbra e Alexandre Gencer da Rede Juvenil Crescer Juntos, vão  estar presentes no  I Encontro Distrital de Associados com o Tema: " A Participação no Sucesso do Combate à Pobreza e Exclusão Social", a realizar no dia 17 de Outubro, em Coimbra  onde irá ser apresentada a experiência de trabalho da Rede Construir Juntos e da Rede Juvenil Crescer Juntos, no painel “Conversa sobre… a participação como estratégia de combate à Pobreza e Exclusão Social”.

pdf

 

Semana do Aleitamento Materno

A convite do Centro de Saúde de S. Martinho do Bispo de Coimbra e, no âmbito da Semana do Aleitamento Materno, Paula Duarte do IAC- Fórum Construir Juntos – Coimbra vai dinamizar uma sessão intitulada “Direito a ser Amado e Cuidado”, no dia 6 de Outubro de 2015 , na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, destinada a grávidas, pais e mães.

folheto divulgacao SMB

 

folhleto em pdf

 

Largo da Memória, 14, 1349-045 LISBOA +351 213 617 880Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.