28ª Ação de Formação para Animadores, promovida pelo IAC, decorre entre 10 e 12 de outubro

Capturar

 

Instituto de Apoio à Criança – Projecto Rua vai promover entre os dias 10 e 12 de outubro de 2019 mais uma ação de formação para interventores sociais. Este evento irá decorrer na Quinta das Águas Férreas em Caneças, em regime residencial.

 À semelhança dos anos anteriores, será uma formação intensa onde se pretende contribuir para um enriquecimento do interventor social e para uma maior eficácia da sua intervenção.

Pretendemos partilhar, numa aprendizagem experiencial, princípios metodológicos, onde aliamos a técnica, o lúdico e a afetividade.

Esta formação pretende, ainda repensar as formas de intervir com as crianças, jovens e famílias vulneráveis, aplicando ao contexto da intervenção social, abordagens colaborativas (centradas nas soluções e nas competências) e estratégias que tornam os interventores excecionais no seu trabalho com as crianças, utilizando a educação vivencial como metodologia para promover o desenvolvimento das equipas e as competências pessoais e sociais das crianças e jovens.

Veja aqui o Programa com link para formulário de inscrição.

O valor da inscrição é de 50 Euros, estando incluído o alojamento e refeições. O envio do comprovativo de pagamento deverá ser enviado para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Contamos com a vossa participação!!!

Projeto Rua ministra várias ações de formação em Cabo Verde

cabo verde 1 cabo verde 2

 

No âmbito da Campanha " Basta de Violência contra Crianças" promovida pela Rede Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças para fins Comerciais e Turísticos, Matilde Sirgado e Isabel Duarte deslocaram-se a Cabo Verde, mais precisamente às Ilhas do Sal e de Santiago no período de 3 a 10 de dezembro para ministrarem duas acções de formação. Com o objetivo de desenvolver competências profissionais e capacitar os interventores sociais para intervir na prevenção da violência sexual contra crianças, adolescentes e jovens, estas acções visaram igualmente promover a reflexão acerca das necessidades das crianças versus as responsabilidades parentais, numa perspectiva de prevenção dos maus tratos infantis. As acções de formação contaram com a participação de técnicos de diferentes organismos e forças de segurança que enfatizaram a importância dos conteúdos e o reforço da necessidade de uma intervenção, que se quer cada vez mais integrada e proactiva na salvaguarda dos direitos da criança. O IAC representado por Ana Carichas e Isabel Duarte, esteve ainda em Cabo Verde no mês de outubro, a convite do ICCA – Instituto Caboverdiano da Crianças e do Adolescente, para a realização de uma ação de formação sobre a metodologia de intervenção do Projecto Rua integrada no Encontro Nacional dos Técnicos do ICCA.

Veja aqui os vídeos da notícia divulgada na Rádio Televisão de Cabo Verde:

http://www.tcv.cv/index.php?paginas=47&id_cod=73637

http://www.tcv.cv/index.php?paginas=47&id_cod=73739

Villages "Copain du Monde" em Paris (22 - 29 Julho)

O IAC - Projecto Rua levou quatro crianças a Paris para participarem na ação "Copain du Monde", promovida anualmente pelo Secours Populaire Français. Até 29 Julho vão participar em ateliers, atividades desportivas e ações solidárias, com foco nos Direitos da Criança e valores de partilha e entreajuda.

Têm também feito passeios e visitas culturais e travado amizades com crianças de outros países para juntos construírem um Mundo mais solidário!

paris

paris2

paris3

paris4

27ª Ação de Formação para Animadores: “A Adolescência como uma Experiência Radical”

Programa 27 Acao de Formacao Animadores cartaz

O IAC – Projecto Rua vai promover entre os dias 25 e 27 de Outubro de 2018 mais uma ação de formação para interventores sociais. Este evento irá decorrer na Quinta das Águas Férreas em Caneças, em regime residencial, com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas.

À semelhança dos anos anteriores, será uma formação intensa onde se pretende contribuir para um enriquecimento do interventor social e para uma maior eficácia da sua intervenção.

Esta formação terá por base a compreensão da adolescência como uma fase de: Oportunidades, Riscos e Escolhas fazendo uma análise ao desenvolvimento cognitivo e comportamental dos jovens dos dias de hoje, onde se pretende refletir sobre a adequação das estratégias de intervenção. Neste sentido, será destacada a promoção de estilos de vida saudáveis como prevenção da patologia.

Pretendemos partilhar, numa aprendizagem experiencial, princípios metodológicos do IAC - Projecto Rua onde aliamos a técnica, o lúdico e a afetividade.

Programa

Inscrição

 

 

 

IAC NO CONGRESSO DO SICAD

Encontro SICAD FNAS

O IAC marcou presença, no dia 27de junho, no III Congresso do SICAD- Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, que decorreu no Centro Cultural de Belém, entre 25 e 27 de junho de 2018. O setor do Projecto Rua fez-se representar pela técnica Conceição Alves e pela sua Coordenadora Matilde Sirgado que esteve presente também enquanto membro da Direção, no dia dedicado aos 10 anos do FNAS- Fórum Nacional Álcool e Saúde, onde cada um dos parceiros deu a conhecer os seus compromissos com este fórum. A ocasião serviu ainda para apresentar os novos membros do FNAS, onde se inclui o Instituto de Apoio à Criança, representado pelo Projecto Rua “Em Família para Crescer”, a par com o Programa Escolhas, a APORFEST, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, o Centro de Estudos Judiciários, o Comité Olímpico Português, e a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto. Matilde Sirgado

Intercâmbio Nacional da Rede Juvenil Crescer Juntos 2018

Nos dias 28, 29 e 30 de junho vai realizar-se o Intercâmbio Nacional da Rede Juvenil Crescer Juntos, em Lisboa. Um programa bastante recheado onde o trabalho, a partilha e o convívio se complementam.

Link para o Programa

Mala VIP

mala vip

 

No próximo dia 28 de junho, no IPDJ do Parque das Nações em Lisboa, o IAC irá fazer o lançamento de uma "Mala VIP" com jogos e produtos pedagógicos, que permitem a tomada de consciência sobre questões relacionadas com os Direitos Humanos. Estes produtos foram criados por crianças e jovens dos 9 aos 19 anos de idade, parceiros no Projeto Mala VIP - Vivacidade, Inovação e Participação, financiado pela Câmara Municipal de Lisboa no âmbito do RAAML.

Programa

 

 

Receção à comitiva de alunos de mestrado de Serviço Social da Universidade Paris

prua comitiva paris 2018

O IAC recebeu no dia 4 de maio de 2018, no Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil - Lisboa Oriental, uma comitiva de alunos de mestrado de Serviço Social da Universidade Paris - Nanterre, que estão de visita a Portugal para conhecer organizações que trabalham no terreno com crianças, jovens e famílias. No IAC acreditamos no valor da troca de experiências e aprendizagens entre organizações!

Abril: Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

maus tratos 2018 jpg

 

O IAC – Projecto Rua irá dinamizar sessões de sensibilização junto de algumas escolas do 1º ciclo, da zona oriental da cidade de Lisboa, ao longo do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, no âmbito da participação na Modalidade Alargada da CPCJ Lx Oriental.

Cartaz

Formação Gestão e Qualidade para as Organizações Sociais - Equipa GQ – “Trabalhar para o 21” (Matilde Sirgado e Joana Carneiro)

Na sequência da aprovação dos projetos IAC apresentados ao Programa RAAML – Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa, o IAC foi convidado a participar na Formação Gestão e Qualidade para as Organizações Sociais.

Considerada uma referência na capacitação do Setor Social, a Formação GQ constitui-se como um programa de formação teórico-prático que visa aumentar a eficiência e a eficácia das instituições a nível nacional através da melhoria das práticas de gestão e organização, potenciando a sua sustentabilidade e impacto social criado.

As sessões teóricas apresentam um formato de workshop nas quais são desenvolvidos temas como a Missão, Visão e Estratégia; Gestão de Processos; Recursos Humanos; Gestão de controlo e compras; Comunicação; Instalações e Segurança e Liderança de Equipas. Após a formação haverá um apoio Prático à consolidação e implementação dos conceitos ajustados à realidade de cada organização através de um voluntário especialista em gestão que se dedicará em exclusivo a cada instituição. No caso do IAC - o Dr. Alexandre Silva que, em conjunto com Matilde Sirgado – Coordenadora do Projecto Rua (formanda principal) e Joana Carneiro (técnica do SOS – Criança) constituem a Equipa GQ – “Trabalhar para o 21”.

De acordo com as matérias desenvolvidas, outros técnicos foram chamados a participar. Apresentamos agora o caderno desta edição com os testemunhos dos formandos.

Download

Avenida da República, n.º 21 – 1050-185 LISBOA +351 213 617 880Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.