Português (pt-PT)
botao_donativos facebook_32
Ínicio Noticias


IRS 2013


exposicao

palavrasatos

historias_com_direitos

Noticias - Humanização
Comentário Geral "Direito à Saúde"

O Sector da Humanização do IAC, em colaboração com a European Association for Children in Hospital (EACH), participou no Comentário Geral sobre o Direito à Saúde do Comité de Direitos da Criança das Nações Unidas.
Os resultados deste trabalho estão inseridos no Comentário Geral Nº 15, dedicado ao Direito à Saúde, agora divulgado.

Continuar...
 
Ação "Crianças e Jovens Online" no Laranjeiro

Na semana da internet mais segura estivemos no Laranjeiro, concelho de Almada. Dinamizámos ações com crianças do 4º ao 6º ano e também com os professores e pais do Agrupamento de Escolas Francisco Simões. Veja o vídeo das sessões!

Continuar...
 
Zebedeu - Um Príncipe no Hospital

Já tem o seu exemplar do nosso livro? Deixamos aqui um vídeo para lhe aguçar a curiosidade!

zebedeu_vimeo

Filme "Zebedeu - Um Príncipe no Hospital" - Teaser from IAC HSAC on Vimeo.

 
Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

diatrabinfantilA Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou, em 2002, o dia 12 de Junho como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Para este ano, destaca o direito de todas as crianças a serem protegidas do trabalho infantil e de outras violações de direitos fundamentais.

Continuar...
 
Dia Mundial da Criança

dia_criancaReafirmando que os Direitos da Criança exigem uma especial proteção e uma melhoria contínua, não podemos deixar de reconhecer que vivemos atualmente numa sociedade na qual surgem, cada vez mais, elementos perturbadores: pobreza, trabalho infantil, difícil acesso aos serviços de saúde, abandono escolar, entre outros.

Continuar...
 
Faleceu o Professor Doutor Jaime Salazar de Sousa

31Pediatra, excelente profissional e defensor incondicional dos Direitos da Criança em Portugal.

Membro do Sector da Humanização desde 1996, integrou o Conselho Consultivo deste sector, participando activamente em todas as acções.

Continuar...
 
Obesidade infantil e juvenil debatida no Parlamento

O Parlamento vai debater a obesidade infantil e juvenil, com a apresentação na próxima quinta-feira, dia 8 de Março, de propostas do PSD, PS e “Verdes”.
Consulte mais informações sobre as propostas que serão apresentadas para aquele que é um dos maiores problemas da saúde infantil e juvenil da actualidade.

 
Porquê Brincar no Hospital?

O Sector da Humanização disponibiliza o artigo "Porquê Brincar no Hospital?" da autoria de Leonor Santos, coordenadora do Sector. Neste artigo, publicado no livro "Brinquedoteca - Uma Visão Internacional", reflecte-se sobre a importância da actividade lúdica nos serviços de pediatria.

Continuar...
 
Maternidade Alfredo da Costa integra o Centro Hospitalar de Lisboa Central

A Maternidade Alfredo da Costa (MAC) irá integrar o Centro Hospitalar Lisboa Central a partir de dia 1 de Março de 2012. Esta medida é feita no âmbito da reorganização da rede hospitalar e foi já publicada em Diário da República.

Continuar...
 
Orientações da Direcção-Geral de Saúde - Administração de Medicamentos e Diabetes

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) emitiu orientações para a administração de medicamentos em contexto escolar, aspecto não legislado em Portugal. Consulte o documento completo (PDF - 360 Kb) 

No âmbito do Programa Nacional para a Diabetes, a DGS emitiu igualmente orientações para os agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), as unidades locais de saúde e para os hospitais. Consulte o documento completo (PDF - 440 Kb)

 
Comité Internacional para os Direitos da Criança

As crianças vítimas de abusos vão poder passar a fazer denúncias diretamente ao Comité Internacional para os Direitos da Criança. Marta Santos  Pais, alta representante da ONU para as Crianças, referiu que  “uma pessoa com menos 18 anos que considere que os seus direitos estão  a ser violados, por exemplo que na escola está a ser objeto de violência  e a escola não intervém para proteger a criança desse risco, pode escrever  ao Comité dos Direitos da Criança pedindo apoio”. O mesmo se aplica a casos em que estão em causa restrições no acesso da criança aos serviços de saúde.

Continuar...
 
IV Jornadas de Enfermagem Pediátrica - “Uma Viagem na Terra dos Direitos…”

4jornadasTiveram lugar nos dias 24, 25 e 26 de Novembro, no Cento Hospitalar Barreiro Montijo, as IV Jornadas de Enfermagem Pediátricas, com o tema “Uma Viagem na Terra dos Direitos”. Estas Jornadas, organizadas pelos enfermeiros do Serviço de Pediatria, reuniram profissionais de diferentes áreas com o objetivo comum de promover a reflexão sobre a importância da Convenção dos Direitos das Crianças hospitalizadas. Houve também espaço para a partilha de novas experiências nos cuidados prestados.

 

Continuar...
 
Respeito dos Direitos da Criança no Hospital

 

folheto_tf

O Sector da Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança, foi convidado a integrar o grupo de trabalho  “Promoção da Saúde para as Crianças e Adolescentes nos e pelos Hospitais e Serviços de Saúde” da Rede Internacional dos Hospitais Promotores de Saúde (HPH).

Uma das principais linhas de trabalho deste Grupo é o "Respeito dos Direitos da Criança no Hospital - Ferramenta e Modelo de Auto-Avaliação", com o principal objectivo de contribuir para o cumprimento dos direitos da criança no hospital e para a melhoria dos cuidados de saúde prestados.

No momento em que o Sector se prepara para implementar a nível nacional o projecto, lançamos o documento síntese do processo já realizado numa secção especial no nosso site.

 

 
A Descoberta do Ser... em Mação

Click to play this Smilebox newsletterApós percorrer várias escolas dos concelhos de Lisboa, Amadora, Cascais e Sintra o projecto "A Descoberta do Ser" foi convidado a participar na Semana Cultural do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, em Mação.

Veja o nosso vídeo de divulgação.

 
"A Descoberta do Ser..." - Mais um ano, mais uma escola!

No inicio de 2011, o Agrupamento de Escolas de Alvalade contactou o Sector da Humanização para levar a cabo duas acções do Projecto “A Descoberta do Ser”. As acções, com o objectivo de capacitar os profissionais de educação para uma abordagem integrada da sexualidade em contexto de sala de aula, contaram com a presença de 20 professores do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.   

Continuar...
 
A Descoberta do Ser…

“A Descoberta do Ser… o nascimento, a infância, a adolescência e o adulto” é um projecto de prevenção primária que visa promover a saúde, prevenir a doença e prevenir e modificar comportamentos de risco. Este projecto tem como principal objectivo estimular e promover a Auto-Estima inerente ao bem-estar físico, mental e social, destinando-se a crianças e jovens (dos 5 aos 18 anos de idade), suas famílias e profissionais de educação (formal e não formal).

Continuar...