Português (pt-PT)
botao_donativos facebook_32
Ínicio Organização Mensagem da Presidente


IRS 2013


exposicao

palavrasatos

historias_com_direitos

Conferencia 25 anos - Os direitos da Criança - Prioridade para quando ?

Mensagem da Presidente

dra_manuela_eanesO Instituto de Apoio à Criança (IAC) nasceu com a inspiração do Dr. João dos Santos, médico e pedagogo de grande sensibilidade e prestígio, que sabia que “uma política da infância deve ser obra de toda a comunidade com a participação activa e generalizada das pessoas e em trabalho coordenado das instituições”.

O IAC é uma instituição sem fins lucrativos, criado em 1983 por um grupo de pessoas de diferentes áreas profissionais – médicos, magistrados, professores, psicólogos, juristas, sociólogos, técnicos de serviço social, educadores e tantos outros. Tem por objectivo principal contribuir para o desenvolvimento integral da criança, na defesa e promoção dos seus direitos, sendo a criança encarada na sua globalidade como sujeito de direitos na família, na escola, na saúde, na segurança social ou nos seus tempos livres.

Pretende estimular, apoiar e divulgar o trabalho de todos aqueles que se preocupam com a procura de novas respostas para os problemas da Criança em Portugal, assim como colaborar com instituições congéneres, nacionais e estrangeiras.

Com programas de informação e sensibilização, com projectos de intervenção directa em áreas não cobertas anteriormente pelo Estado, nem por outras entidades, percorreu o IAC este caminho, em defesa de melhores condições, de mais bem estar e de mais dignidade para a Criança.

Para a prossecução dos seus Projectos o IAC realiza acções de informação e sensibilização e tem ainda intervenção directa em domínios não cobertos nem pelo Estado, nem por outras entidades, nomeadamente os Serviços SOS-Criança/Criança Desaparecida; Projecto Rua/Em Família para Crescer; Actividade Lúdica; Serviço Jurídico; Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança e Centro de Estudos, Documentação e Informação sobre a Criança.

Novos tempos, novas realidades, que o Instituto de Apoio à Criança procura acompanhar, desenvolvendo formas inovadoras de intervenção junto da criança, como é o caso dos animadores de rua, animadores de escola, agentes de solidariedade, de mediação institucional, jovens voluntários e estudantes universitários, sobretudo das áreas das Ciências Sociais e Humanas.

Nesta linha, em 2010, o IAC amplia a sua presença na Internet através deste sítio web, do Facebook, do blogue Crianças a torto e a Direitos, etc., proporcionando maior informação e contribuindo assim para a formação de uma cultura de participação, graças ao desenvolvimento das tecnologias de comunicação e da informação, à globalização e à evolução da cidadania, com o fito de unir as pessoas na Defesa e Promoção dos Direitos da Criança.

Desde 1983 que o Instituto de Apoio à Criança tem sido uma importante realidade ao serviço da criança, da família e da comunidade, especialmente para muitas crianças o suporte que lhes falta, o garante dos seus direitos, interesses e necessidades.

Sabemos que não vamos resolver todos os problemas das crianças em perigo, mal amadas, desaparecidas e exploradas sexualmente e que sofrem tão dolorosamente as consequências de uma sociedade tantas vezes desumanizada e injusta socialmente.

Como dizia o Dr. João dos Santos, sócio-fundador do Instituto de Apoio à Criança “o destino do homem determina-se na forma como é gerado, no calor dos braços que se lhe estendem, na ideologia que o envolve e na liberdade que lhe é proporcionada para imaginar, experimentar e pensar”.

Desejo-vos boa navegação no sítio web do IAC.

 

A Presidente da Direcção

Manuela Ramalho Eanes