Português (pt-PT)
botao_donativos facebook_32
Ínicio Notícias


IRS 2013


exposicao

palavrasatos

historias_com_direitos

Notícias - Fórum Construir Juntos
Ação de Sensibilização sobre os Direitos da Criança

11jesc

A convite da Diretora do 1º Jardim Escola João de Deus, em Coimbra, Ana Vicente, Cristina Barros e Cristina Basto do IAC - Fórum Construir Juntos irão dinamizar, no dia 25 de novembro, uma Ação de Sensibilização sobre “ Os Direitos da Criança”.

Esta sessão terá como destinatários alunos do segundo ao quarto ano e terá como objetivos informar e sensibilizar, para a importância da Defesa e Promoção dos Direitos da Criança, bem como assinalar a 25º aniversário da assinatura da Convenção sobre os Direitos da Criança.

 
Vamos Todos Dar as Mãos

silveste 

No dia 3 de Junho de 2014 realizou-se, na Escola Básica nº2 de São Silvestre, Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, a atividade “Vamos Todos Dar as Mãos”, dinamizada pelas Estagiárias de Psicologia e Serviço Social do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, em comemoração do Dia Mundial da Criança. Esta iniciativa teve como objetivo dar a conhecer os Direitos e Deveres da Criança de uma forma dinâmica e informal, bem como desenvolver o espírito de equipa e de cooperação entre os alunos. A atividade contou com mais de 70 alunos que se uniram e deram as mãos.

 
Ação de Informação / Sensibilização para a “Prevenção do Suicídio em Jovens”

Vai decorrer no dia 6 de maio de 2014, no Centro de Acolhimento Temporário do Loreto, em Coimbra, promovida pelo Instituto de Apoio à Criança – Fórum Construir Juntos, uma ação de informação / sensibilização sobre o tema “Prevenção do Suicídio em Jovens”. Esta sessão será dinamizada pela Drª Rosa Simões, enfermeira especialista em saúde mental e psiquiatria na equipa do Projeto +Contigo. Este projeto tem como entidades promotoras a ARSCentro e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

 

Mais uma vez, os destinatários deste momento formativo serão as equipas técnicas das instituições parceiras da Rede Construir Juntos e os elementos dos Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família – Psicólogos, Técnicos de Serviço Social, Professores e Estagiários.

 

Esta sessão tem por objetivos sensibilizar para a temática da prevenção do suicídio, enfatizando estratégias de identificação precoce de adolescentes em risco, de intervenção e prevenção, clarificar conceitos e dados epidemiológicos, combater o estigma da doença mental e fortalecer redes de apoio. Será também um espaço de análise e de debate das principais questões levantadas acerca desta temática.

 
IAC – Fórum Construir Juntos foi à Escola

condeixatrescondeixadoiscondeixa

A convite da Direção do Agrupamento de Escolas Fernando Namora, em Condeixa-a-Nova,o IAC – Fórum Construir Juntos dinamizou, no dia 27 de abril, uma Ação de Sensibilização subordinada ao tema “A escola, o meu sucesso está aqui”. Esta ação destinou-se a três turmas do sétimo ano, num total de 52 jovens. Foi um espaço de reflexão e debate sobre a Escola, instituição imprescindível para o desenvolvimento e o bem-estar dos cidadãos, das organizações e das sociedades e onde a maioria das crianças e dos jovens aprende uma diversidade de conhecimentos e desenvolve competências que dificilmente poderão aprender noutros contextos. Foi ainda valorizado o conhecimento e o sucesso escolar, para que desta forma, os jovens possam ser ainda cidadãos mais ativos, críticos e com maior responsabilidade na sociedade.

O IAC – Fórum Construir Juntos dinamizou ainda, a convite da Associação de Pais da Escola EB1 de Condeixa-a-Nova, no dia 12 de maio, neste mesmo Agrupamento, uma ação de Sensibilização sobre “ Os Direitos da Criança”. Os destinatários desta sessão foram os alunos do terceiro ano, num total de 42 crianças. Teve por objetivos informar e sensibilizar para a importância da defesa e promoção dos Direitos da Criança. Esta ação foi dinamizada de forma interativa tendo recorrido a várias atividades de caráter lúdico. As crianças participaram positiva e ativamente, tendo sido uma tarde muito alegre e proveitosa.

 

 
Fórum Construir Juntos organiza Ação de Sensibilização em Coimbra: Quem cuida de mim?Autocuidado dos técnicos e Prevenção do Burn-out

Esta ação de informação/sensibilização subordinada ao tema “Quem cuida de mim? Autocuidado dos técnicos e Prevenção do Burn-out”, será dinamizada pela Drª Cristiana Santos, Psicóloga na Oficina de Psicologia, em Coimbra.

A sessão, que terá lugar no dia 25 de fevereiro, no Centro de Acolhimento Temporário do Loreto, destina-se aos técnicos das instituições parceiras da Rede Construir Juntos e a professores, psicólogos e estagiários dos Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), da região centro.

Aumentar a consciência sobre os fatores de risco das profissões de intervenção social, promover o autocuidado dos técnicos e desenvolver estratégias de regulação e proteção emocional, assim como resistência ao stress/ansiedade, são os principais objetivos deste momento formativo.

Pretende-se um ambiente informal que proporcione a partilha de conhecimentos e experiências com vista à aprendizagem de exercícios práticos que possam ser aplicados diariamente na intervenção com crianças e jovens.

 
«InícioAnterior12345SeguinteFinal»

Pág. 1 de 5