Português (pt-PT)
botao_donativos facebook_32
Ínicio Sectores IAC Projecto Rua – Em Família para Crescer


IRS 2013


exposicao

palavrasatos

historias_com_direitos

Apresentação

projecto_rua

O Projecto Trabalho de Rua com Crianças em Risco ou Situação de Marginalidade, criado em 1989, foi o único projecto inovador aprovado para Portugal ao abrigo do 3º Programa de Luta Contra a Pobreza e do qual Adelina Odete Marques foi co-autora entusiasta. Surgiu para intervir junto de crianças que vagueavam e dormiam na rua, nas grelhas do metropolitano, estando “a descoberto” de todos os serviços institucionalizados.

Pela primeira vez, em Portugal, contámos com Animadores de Rua, que vão ao encontro da criança e, através de uma relação personalizada de afecto e companheirismo, procuram descobrir novos valores e quadros de referência para a construção de um novo Projecto de Vida. Nesta etapa, constituíram metodologias inovadoras a Escola de Rua, os Animadores de Escola e a formação em exercício.

Fruto desta intervenção, a situação das Crianças de Rua em Lisboa alterou-se: mais de 600 crianças saíram da rua, tendo voltado à família ou às Instituições donde tinham fugido.

A partir de Junho de 1994, iniciou-se uma 2ª Fase do Projecto, que denominamos Trabalho com Crianças de Rua – Em Família para Crescer. A fim de suster o problema nas suas origens e prevenir o aparecimento de novos casos, o Projecto fixou equipas nas comunidades de residência das crianças/jovens que se encontravam na rua. Foi nesta fase que surgiu a figura do Animador de Residência e os Agentes de Solidariedade.

Importa agora referir que a realidade com que nos deparamos hoje é diferente. Praticamente, já não existem crianças a viver na rua. Um novo contexto social leva-nos a falar de crianças e jovens ligados à droga e à prostituição infantil. Consciente da importância e gravidade desta problemática, o Projecto Rua adequou a sua intervenção às necessidades do grupo alvo, com o objectivo de interromper, o mais precocemente possível, o ciclo de marginalidade onde a criança e o jovem se encontram.

Da criança à comunidade, do trabalho de rua ao desenvolvimento local, o Projecto Rua, actua agora em 5 áreas de intervenção distintas: Área das Crianças em Contexto de Rua, Área de Apoio ás Comunidades, Área de Intervenção em Modelo Integrado, Área da Educação Formação e a Área das Redes Sociais.

 

FINALIDADE

Contribuir para a diminuição de crianças e jovens em risco e/ou perigo, promovendo a sua reinserção sócio-familiar.